A Universidade Federal Fluminense, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, informa que Ministério da Educação (MEC) disponibiliza três vagas para o Programa de Bolsa Permanência (PBP) .
O que é o Programa Bolsa Permanência?
É uma ação do Governo Federal para concessão de auxílio financeiro, no momento, exclusivamente a estudantes indígenas e quilombolas regularmente matriculadas/os em instituições federais de ensino superior (IFES).
Quem pode participar?
Estudantes indígenas e quilombolas matriculados(as) em cursos de graduação presencial.
Como se inscrever?
As inscrições ocorrem em regime de fluxo contínuo e devem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP (ttp://sispp.mec.gov.br/primeiro-acesso#), observadas as orientações constantes na Portaria SESU/MEC nº 22, de 7 de junho de 2024 e o disposto na Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013.
Vagas e valor da bolsa?
Estão disponíveis 3 vagas destinadas a novos cadastros submetidos até o dia 14 de dezembro de 2024. O valor da bolsa é de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais).
Como ocorre a seleção?
A seleção ocorre por meio da análise documental levando em consideração a quantidade de vagas ofertadas pelo MEC levando em consideração os seguintes critérios, nessa ordem, respectivamente:
I- tiver menor tempo restante para integralização do curso;
II-tiver situação de parentalidade e/ou PcD e/ou ser pessoa TRANS (travestis e
transexuais);
III- estudantes matriculados em cursos de licenciaturas interculturais para a formação de professores;
IV- tiver maior idade.
Ressaltando que para a autorização dos cadastros das(os) candidatas(os) serão considerados a análise dos seguintes documentos::
a) Autodeclaração da(o) Candidata(o);
b) Declaração da Comunidade da(o) Candidata(o);
c) Declaração da Funai ou Declaração da Fundação Cultural Palmares; e
d) Termo de Compromisso do Bolsista.
Dúvidas?
bolsapermanencia.proaes@id.uff.br
Confira o edital do Programa no Anexo deste informe.