Informe

UFF Implementa Medidas de Combate à Dengue em Seus Campi

A Universidade Federal Fluminense (UFF) está adotando uma série de medidas proativas de combate à dengue em seus campi. Reconhecendo a gravidade da situação e o risco à saúde de sua comunidade acadêmica, a universidade iniciou um programa abrangente de sanitização e aplicação de fumacê.

Segundo o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, essas ações são parte de um esforço maior para prevenir a propagação da dengue dentro dos espaços acadêmicos, em resposta ao alto índice de casos relatados no estado.

“Estamos empenhados em garantir a segurança e o bem-estar dos nossos estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados e de toda sociedade, tomando medidas preventivas essenciais para combater o vetor da doença. Este plano de ação, além de destacar nosso compromisso com o comunidade acadêmica, contribui de forma direta para o esforço geral de saúde pública no combate à dengue no Rio de Janeiro, já que a UFF está presente em nove municípios do estados e possui uma comunidade de cerca de 70 mil pessoas”, ressalta o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Após a conclusão das ações nos campi de Niterói, a Universidade segue com um cronograma  de aplicação das medidas preventivas nas unidades fora de sede. As atividades estão programadas da seguinte forma:

– Dia 20, terça-feira: as ações serão realizadas em Rio das Ostras, Macaé e Campos dos Goytacazes.

– Dia 21, quarta-feira: Santo Antônio de Pádua receberá as atividades de prevenção.

– A partir do dia 26, na semana seguinte: as iniciativas serão executadas, respectivamente, em Petrópolis, Nova Friburgo, Volta Redonda e Angra dos Reis.

As atividades de sanitização e fumacê são realizadas por equipes especializadas e seguem rigorosamente as normas de segurança e saúde pública. “Estamos diante de um desafio importante, mas a resposta dedicada de nossa equipe tem sido fundamental para mitigar os riscos associados ao aedes aegypti”, afirma o Superintendente de Operações e Manutenção, professor Mário Augusto Ronconi.

A UFF convida toda a comunidade acadêmica a se unir a este esforço, adotando práticas de prevenção pessoal e coletiva, colaborando com as iniciativas da universidade. Informações adicionais sobre medidas de prevenção e atualizações sobre as ações de combate à dengue podem ser encontradas no site oficial do Ministério da Saúde, acessível através do link: Combate ao Mosquito – Ministério da Saúde.

Dados do informe

07/02/2024


Pular para o conteúdo