Informe

UFF homenageia professores e estudantes indicados nos prêmios Excelência em Docência – Destaque 2021 e Estudante Cidadão

A UFF, por meio da PROGRAD, marcará as homenagens aos professores e estudantes indicados nos prêmios Excelência em Docência – Destaque 2021 e Estudante Cidadão, com uma série especial em suas redes sociais, com início previsto para esta semana.
No final de 2021, a PROGRAD recebeu 17 indicações para o Prêmio de Excelência em Docência, configurando a edição com o maior número de indicados; e 44 indicações para o Prêmio Estudante Cidadão. Para conhecer os premiados, acesse: https://www.uff.br/informe/premiacoes-academicas-prograd-2021-premio-de-excelencia-em-docencia-destaques-2021-e-premio-estudante-cidadao/ 

O Prêmio de Excelência em Docência, realizado em mais uma edição especial, contou com indicações das Direções de Unidade, refletindo o destaque do docente em atividades de cursos de graduação, como: excelência no desempenho como professor de disciplina; produção intelectual; orientação e participação em bancas de trabalhos de estudantes; orientação de monitores, bolsistas de iniciação científica e de iniciação à docência, bem como atuação em outros Programas destinados aos alunos de Graduação, e envolvimento institucional.

Já o Prêmio Estudante Cidadão – excepcionalmente inaugurado pela PROGRAD no ano passado, envolveu as Coordenações de Curso de graduação no reconhecimento de estudantes que se destacaram em ações de cidadania em 2021, principalmente em iniciativas de: vacinação e realização de testes; fabricação/distribuição de EPI; organização de redes de apoio à saúde mental; consolidação de laços afetivos; organização de grupos de estudo; produção e divulgação de material de estudo e de organização acadêmica.

Para a Professora Ana Alice de Carli, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, “Do ano de 2021, apesar da pandemia da Covid-19 e de seus consectários, como o distanciamento social – o que dificultou a volta às aulas presenciais e, por conseguinte, o contato próximo dos alunos -, é possível extrair alguns pontos positivos. Nesse sentido, destaca-se, por exemplo, o aprimoramento do uso de ferramentas tecnológicas para o ensino remoto e a possibilidade de organizar e participar de vários eventos acadêmicos nacionais e internacionais, o que só foi possível com a tecnologia digital. Cumpre realçar a importância do apoio institucional da UFF para que nós pudéssemos exercer nossa missão como professores.” Para esse ano ela espera ser possível retornar à normalidade, e completa, “A UFF é a casa profissional que escolhi – e fui escolhida – para abrigar meus anseios como professora do ensino superior e como pesquisadora. Foi neste lugar que encontrei e continuo encontrando colegas docentes e servidores de variadas áreas dispostos a fazer da educação um diferencial na vida dos cidadãos e das cidadãs em geral.”

Outra indicada ao Prêmio de Excelência em Docência, Professora Carla Maciel, do Departamento de Geografia, se destacou fortemente pelo seu envolvimento institucional com a graduação, segundo a Diretora do Instituto de Geociências, Prof. Angelica Carvalho Di Maio. “A Professora Carla tem uma dedicação exemplar à Coordenação do Curso de Geografia desde 2013. Participa ativamente das discussões e dá contribuições relevantes nas questões relativas a Graduação, tanto no Instituto de Geociências como nos Fóruns de discussões da PROGRAD e  CEPEX. Organizou de forma operacional a estrutura  administrativa do curso durante a pandemia, no atendimento de mais de 600 alunos do Curso de Geografia (bacharelado e Licenciatura). É proativa no Colegiado do Instituto de Geociências, no Colegiado do Curso e no NDE, sempre atenta aos processos legais e as normas vigentes. Mantem ótimo relacionamento com os discentes, ministra aulas e realiza pesquisa em seu campo de atuação”, reforçou a Diretora.

Larice Oliveira, estudante do Curso de Geografia de Campos dos Goytacazes, conta que o ano de 2021 ainda apresentava um cenário desafiador, mesmo com a vacinação em andamento e o retorno gradual à normalidade. “Minha esperança é que o ano de 2022 seja melhor que o anterior. Que os sonhos não realizados, os planos adiados, sejam possíveis esse ano. Que haja mais amor no mundo e que as pessoas possam ser mais solidárias umas com as outras.”, diz Larice.  A estudante foi indicada por contribuir com produção e divulgação de material de estudo e de organização acadêmica para os seus colegas de curso durante a Pandemia de Covid-19.

O estudante Caio Vieira Fagundes, do Curso de Psicologia de Niterói, teve reconhecido a sua atuação na consolidação de laços afetivos. Nas palavras da Coordenadora do Curso, Prof. Paula Land Curi, “Não há ninguém no Instituto de Psicologia e no Curso de Psicologia que não conheça quem é o Caio! Neste momento tão duro, conduziu, de forma impecável, as atividades nas quais esteve de frente, dentre elas, sua representação nas plenárias departamentais, no Conselho gestor do SPA e nos Colegiados de Instituto e Curso. Foi um importante mediador das (tensas) questões que apareceram no curso, envolvendo os três segmentos. Com ele, a comunidade discente pode contar, dirigindo suas demandas e se sentindo acolhida e contemplada; os docentes puderam dialogar sobre os problemas e os impactos vividos; e, o corpo técnico ser incluído, de forma efetiva, como partícipes na construção e sustentação de um curso, que defende os processos democráticos. Caio propiciou que vozes diversas e, por vezes, dissidentes, pudessem juntas construir formas de sustentar, a despeito de toda dificuldade, formas de relacionarmos sem ainda mais esgarçamento dos laços que nos unem. Propiciou encontros importantes que marcaram os temas caros ao Curso de Psicologia UFF, a exemplo da acessibilidade e permanência de estudantes! Sua forma clara e serena de se colocar foi fundamental à criação de um campo de potencialidades, que culminou não só na proposição do fundamental Seminário de Avaliação do Ensino Remoto Excepcional do curso, realizado durante a Agenda Acadêmica, mas num absoluto show de sustentação e condução de um processo democrático, respeitoso, afetuoso e acolhedor! Ao Caio, nossa admiração!”.

Para a Pró-Reitora de Graduação, Prof. Alexandra Anastacio, “Os Prêmios de Excelência em Docência e Estudante Cidadão 2021 reconhecem e valorizam as ações de professores e estudantes pela educação e formação cidadã. Os premiados representam diversos membros da nossa comunidade acadêmica que se reinventaram durante a pandemia de Covid-19 e demonstraram, com iniciativas pedagógicas transformadoras, que esta premiação reforça  o compromisso da Universidade com a educação, ciência e inclusão social”.

Os contemplados já receberam seus certificados por e-mail, bem como orientações para a produção do material que será publicado nas redes sociais da PROGRAD (@prograduff – Facebook e Instagram) em uma campanha de homenagens que serão iniciadas ainda essa semana.

A série “Premiados PROGRAD 2021” terá as fotos e vídeos enviados por professores e estudantes contemplados. Serão publicados dois vídeos diariamente. Para acompanhar a série, basta seguir o perfil da PROGRAD na rede social (@prograduff) e ativar o sino de notificações.

Dados do informe

19/01/2022

,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação

Pular para o conteúdo