Informe

UFF garante continuidade na carreira de docente aprovado em concurso público

Na reunião ordinária desta quarta feira, 7 de outubro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da UFF aprovou regra de reposicionamento docente e eliminou o efeito tábula rasa que se aplicava aos professores efetivos de universidades federais que ingressavam na UFF por meio de concurso público.

Até então, em virtude da ausência de regra, o ingresso de um docente na UFF implicava necessariamente o início de uma nova carreira docente.

Assim, um docente com carreira consolidada em outra universidade federal que resolvesse ingressar na UFF por meio de concurso público era posicionado no primeiro estágio da carreira definido pelo concurso.

Considerando que os docentes de todas as universidades federais brasileiras estão submetidos ao mesmo Plano de Carreiras e Cargos, regido pela Lei nº 12.772, de 28/12/2012, isso limitava de modo injustificável a possibilidade de movimentação de docentes entre diferentes universidades federais e impunha prejuízos também à universidade, na medida em que desestimulava o ingresso na UFF de docentes experientes por meio de concurso público.

A aprovação dessa regra relativa ao reposicionamento docente na universidade é fruto de acordo estabelecido na Mesa de Negociação Permanente, realizada em março de 2015, entre a universidade e a Associação de Docentes da UFF.

Dados do informe

09/10/2015


Pular para o conteúdo