A Universidade Federal Fluminense divulgará nos póximos dias o Edital do Processo Seletivo Principal de ingresso nos cursos de graduação presencial no ano letivo de 2024. A seleção se dará através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC), que executa a seleção de estudantes com base na nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Sendo a segunda em oferta no país, a UFF ofertará, ao todo, 8.748 vagas em 122 cursos de graduação presencial, em suas diferentes opções de turnos, no âmbito do Sistema de Seleção Unificada – SISU/MEC, segundo o Termo de Adesão divulgado.
A UFF oferece cursos de graduação presencial em 9 municípios do Estado do Rio de Janeiro – Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. Atualmente, apenas o Curso de Arquitetura e Urbanismo possui um processo seletivo próprio, os demais Cursos de Graduação ofertam vagas pelo SISU.
As inscrições para o SiSU estarão abertas a partir de 22/01/2024, diretamente no portal do MEC – https://acessounico.mec.gov.br/sisu .
Confira informações completas da seleção para 2024 na página https://portal.coseac.uff.br/project/sisu20241/. Para consultar outras edições, acesse https://portal.coseac.uff.br/graduacao/sisu/.
Novidades
Diferente de anos anteriores, o SiSU 2024 terá apenas uma edição, compreendendo os 2 períodos letivos do ano. Além disso, o certame também já estará adaptado às novas regras da nova Lei de Cotas – Lei 14.723, de 13 de novembro de 2023, que estabelece, entre outros, mudança no requisito socioeconômico de renda (abaixa o recorte de renda familiar para 1 salário mínimo per capita), inclui o grupo de quilombolas e apresenta diretrizes para a classificação de candidatos (as) em vagas nas modalidades de ampla concorrência e de cotas.
Os candidatos serão classificados de acordo com seu desempenho no Enem, primeiro na modalidade de ampla concorrência e, posteriormente, nas reservas de vagas da Lei de Cotas. O objetivo é garantir que candidatos (as) que demandam política compensatória para acesso ao ensino superior sejam beneficiados (as).
Todas as instituições de educação superior participantes do SISU 2024 seguirão os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a distribuição de vagas. A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, de acordo com a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.
A nova Lei de Cotas representa um avanço significativo na promoção da equidade no acesso ao ensino superior. Com a sua implementação, espera-se que mais estudantes de grupos historicamente marginalizados possam ter acesso a uma formação acadêmica e profissional de qualidade. A diversidade de perfis e perspectivas enriquece o ambiente acadêmico e tende a contribuir para a formação de profissionais mais preparados (as) e conscientes da realidade social brasileira.