Informe

UFF em defesa da democracia e da verdade

A Universidade Federal Fluminense (UFF), através da presente nota, apresenta esclarecimentos referentes a algumas inverdades que vêm sendo veiculadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF).  De acordo com o discurso adotado pela entidade sindical, seria antissindical a retomada do espaço ocupado de forma ilegal pelo Sindicato dentro da Universidade. Cientes de que esse é apenas mais um capítulo da rede de mentiras praticadas pela entidade, esclarecemos que:

1 – A ordem que leva à desocupação da entidade sindical não foi promovida pela Reitoria da UFF, que reitera seu compromisso com a democracia e a liberdade de organização de todos os segmentos da Universidade. Trata-se do cumprimento de recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e de decisão judicial.

2 – Esse tipo de ação não é uma novidade dentro da Universidade. Há tempos que a desocupação do espaço onde atua o Sintuff tem sido pautada por diversas administrações da Universidade e a entidade tem adotado o comportamento de descumprir todas as notificações recebidas. A atitude de atacar a administração e se esconder sob falsos argumentos apenas evidencia a falta de compromisso com a verdade, que é prática usual dos dirigentes dessa entidade.

3 – O espaço ocupado pelo Sintuff deve servir para o desenvolvimento das atividades da Universidade, servindo ao bem coletivo da comunidade acadêmica da UFF. Com todo respeito ao movimento sindical, o Sintuff é uma entidade de direito privado, cujos interesses corporativos nem sempre são ou serão os interesses comuns da comunidade da UFF.

4 – Salientamos também a constante prática de desrespeito aos espaços de debate democrático dentro da Universidade Federal Fluminense promovidas por essa entidade sindical, que impede o funcionamento de fóruns, usa de violência para inviabilizar reuniões que não tomem o rumo por ela desejado e adota um discurso em que só há democracia quando lhes é conveniente.

5 – A administração da Universidade Federal Fluminense reitera seu compromisso com a democracia, com a legalidade, com a livre organização de todos os segmentos e com as decisões judiciais que envolvem nossa Universidade. Democracia se faz com respeito às leis e diálogo e não com mentiras e uso de violência.

Niterói, 1 de Abril de 2016

Comitê Gestor da UFF

Dados do informe

01/04/2016


Informações sobre o setor

Reitor - Gabinete da Reitoria

Pular para o conteúdo