A Universidade Federal Fluminense (UFF) tem intensificado suas ações de segurança e infraestrutura com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus estudantes, docentes e técnicos, a despeito das dificuldades orçamentárias. A gestão institucional tem priorizado iniciativas de modernização e manutenção de diversos espaços, promovendo um ambiente acadêmico mais seguro, confortável e funcional.
Nos últimos meses, uma série de intervenções estratégicas foram realizadas, abrangendo diferentes áreas dos campi da UFF. Entre as principais ações estão a troca do transformador e a instalação de chuveiros e bancadas no laboratório de química do campus em Santo Antônio de Pádua, a concretagem interna da nova câmara fria para armazenamento de alimentos do Restaurante Universitário (RU), e a substituição de lâmpadas e luminárias no Salão Nobre da Faculdade de Direito. Essas melhorias visam garantir maior eficiência energética, segurança e conforto para os usuários.
O reitor da UFF, professor Antonio Claudio da Nóbrega, destacou o compromisso da gestão em garantir que toda a comunidade acadêmica usufrua de um ambiente seguro e adequado para o desenvolvimento de suas atividades.
“O trabalho coletivo tem sido fundamental para superarmos as dificuldades orçamentárias, que ainda persistem e dificultam a realização de todos os serviços necessários no curto prazo. Apesar desses desafios, temos conquistado avanços importantes, especialmente no diálogo com as comunidades locais. Agradeço o comprometimento e a dedicação de todos os envolvidos, ao trabalho incansável da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) e o apoio estratégico nos bastidores e das equipes administrativas da PROPLAN, PROAD e SAEP”, completou o reitor.
Outro destaque é a manutenção dos banheiros de todas as unidades, que inclui a troca de trincos, portas e de 14 assentos sanitários em diversos banheiros no bloco H da UFASA, no campus Praia Vermelha.
Além disso, foram realizadas a limpeza da laje da subestação do Instituto de Geociências, a limpeza do telhado do galpão da Faculdade de Arquitetura e a instalação de refletores nos Blocos C, D e no estacionamento do campus de Gragoatá, melhorando a visibilidade e segurança, especialmente à noite.
O Superintendente de Operações e Manutenção, Mário Augusto Ronconi reforça que estas ações são parte de um projeto institucional mais amplo. “A gestão da nossa Universidade está atenta às necessidades de seus campi e busca, de forma constante, aprimorar os espaços de convivência e estudo. Todas essas intervenções são parte de um projeto maior que visa fortalecer a infraestrutura e garantir que a comunidade acadêmica possa desenvolver suas atividades de maneira segura e confortável”, explicou Ronconi.