No último dia 9, foi realizada a primeira reunião entre a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) para o desenvolvimento de um acordo de cooperação entre as instituições para a expansão de projetos de extensão de Cursos Pré-Universitários Sociais.
Segundo a Pró-Reitora de Extensão da UFF, professora Leila Gatti, a realização da parceria proporcionará o incremento dessa importante ação extensionista voltada para a inclusão social e educacional de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, alcançando maior número de municípios do estado do Rio de Janeiro por meio da relação com a UENF.
A professora pontuou ainda os ganhos que a iniciativa oferece aos estudantes da UFF: “abre-se para o discente mais um conjunto de possibilidades de inserção em projetos de extensão. Isso concorre para a consolidação da formação cidadã do(a)s discentes, com plena adequação às demandas de atuação extensionista que estão na ordem do dia devido ao processo de inserção da extensão nos currículos de todos os cursos da UFF – o que vem sendo chamado de curricularização da extensão”, conclui. Trata-se, portanto, de mais um desdobramento do planejamento estratégico da universidade que prioriza a inclusão social e a excelência acadêmica como uma responsabilidade de gestão.
Os Cursos Pré-Universitários Sociais apoiados pela universidade têm como objetivo ampliar as condições de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino médio da rede pública de educação e jovens em situação de vulnerabilidade econômica, são gratuitos e funcionam em Niterói e outros campi da UFF, conforme relação disponível aqui.