No momento em que a Covid-19 aparece como desafio à prática orquestral e às apresentações artísticas, a tecnologia une dois importantes parceiros para um amplo intercâmbio na área da educação musical: o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, por meio da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN UFF), e o projeto Volta Redonda Cidade da Música (VRCM), mantido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda.
Até novembro de 2020, OSN e VRCM desenvolvem uma nova forma metodológica e didático-pedagógica para diversificar e enriquecer o processo musical de 50 jovens com idade média de 15 a 18 anos integrantes da Banda de Concerto e Orquestra de Cordas, com uma cooperação que envolve também a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE). O escopo da parceria, iniciada no dia 1° de julho, também inclui lives especiais para os alunos com residentes da Universidade Federal Fluminense – os grupos Música Antiga da UFF e Quarteto de Cordas da UFF e o fagotista Jeferson Souza (OSN UFF) – além da produção de um documentário sobre o intercâmbio educativo-musical.
São ministradas aulas virtuais de clarineta, contrabaixo, flauta, percussão, trombone, tuba, trompa, trompete, viola, violino e violoncelo. Na prática, uma plataforma de videoconferência aproxima os 35 músicos profissionais dos jovens estudantes, que são orientados por monitores e professores do projeto. Quando possível, as aulas são realizadas com a estrutura on-line das dependências do projeto Volta Redonda Cidade da Música, no bairro Vila Mury, atendendo a todos os protocolos sanitários e de distanciamento. O trabalho musical é desenvolvido com exercícios de técnica diária do instrumento e sugestão de repertório pelos professores, a partir do que cada aluno vem estudando. Aprender e ensinar música, ensaiar e ampliar a experiência artística dos participantes são só algumas das consequências do intercâmbio, onde ambos os lados têm muito a oferecer.
No momento em que a UFF completa 60 anos de fundação, a OSN, que existe há 59 anos, reafirma sua missão de fomentar e difundir a música brasileira de concerto e vem acumulando experiências no campo da educação, realizando aulas de campo, concertos didáticos, projetos itinerantes e extensionistas no estado do Rio de Janeiro, consolidando-se como uma das principais orquestras do meio musical brasileiro. O projeto Volta Redonda Cidade da Música; criado e idealizado há 46 anos pelo professor e maestro Nicolau Martins de Oliveira e hoje também é coordenado pela maestrina Sarah Higino e pelo maestro José Sérgio Torres da Rocha; Volta Redonda Cidade da Música; abrange 39 escolas da rede Municipal de Ensino, alcançando 4.600 crianças, adolescentes e jovens, dos Ensinos Fundamental e Médio. É considerado um celeiro de talentos e, de 1974 até hoje, já formou uma série de músicos que se profissionalizaram em conjuntos e orquestras no Brasil e no exterior.
Acesse a ficha técnica completa e fotos da parceria no site do Centro de Artes UFF.
Visite também:
Site da Orquestra Sinfônica Nacional UFF
Página do projeto Volta Redonda Cidade da Música