A Universidade Federal Fluminense (UFF), comprometida em promover ações de sustentabilidade em sua gestão administrativa e acadêmica, em consonância com as normativas ambientais vigentes, tem dedicado recursos à pesquisa e à adoção de tecnologias ambientais e socialmente responsáveis. Nesse sentido, a UFF e a Prefeitura de Niterói formalizaram parceria por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, com o intuito de aprimorar a mobilidade urbana nos campi universitários e áreas circunvizinhas. Ambas as instituições reconhecem a bicicleta como um instrumento fundamental para fomentar práticas sustentáveis, promover inclusão social e facilitar o acesso à cidade e à universidade.
A formalização da parceria aconteceu no Solar Jambeiro, em 26 de março de 2024, no bairro Ingá, com a presença do prefeito de Niterói, Axel Grael, do reitor da UFF, Prof. Antônio Cláudio Nóbrega, e do coordenador da Niterói de Bicicleta, Filipe Simões. Na ocasião, o coordenador da Niterói de Bicicleta destacou o papel crucial da mobilidade ativa por bicicleta na promoção da justiça e da democracia urbana. O reitor da UFF, por sua vez, enfatizou a importância da expansão da colaboração entre o município de Niterói e a universidade para promover práticas sustentáveis para a comunidade acadêmica e para a população em geral. Já o prefeito, ao relembrar das várias áreas de cooperação entre as instituições, realçou a oportunidade de colaboração mútua para fortalecer o uso da bicicleta no município, além de promover sua aceitação como uma excelente opção de deslocamento para a população em geral. Também estiveram presentes a Pró-reitora de Extensão da UFF, Prof.ª Leila Gatti, e o coordenador do setor de sustentabilidade da UFF, Prof. André Brandão.
Vale destacar que, atualmente, a UFF conta com a Seção de Articulação de Ações de Sustentabilidade (SAAS), que opera dentro da estrutura da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade e apoia a Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS), composta por docentes, técnico-administrativos e discentes. A seção vem trabalhando em diversas frentes, a partir das atuais legislações sobre sustentabilidade, para contribuir por uma universidade mais sustentável em sua gestão administrativa e acadêmica, com realização de pesquisas e busca por novas tecnologias ambientais e socialmente responsáveis.