Informe

UFF é admitida na Rede de Cooperação de Escolas Médicas da Língua Portuguesa

Recentemente, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense foi admitida na Rede de Cooperação de Escolas Médicas da Língua Portuguesa (CODEM-LP). A admissão ocorreu durante o 4º Simpósio da Rede, nos dias 29 e 30 de setembro, na cidade de Porto, em Portugal.

A CODEM-LP é uma rede internacional que reúne faculdades de medicina para promover intercâmbio de conhecimento na área. Ela foi criada formalmente em 2019 e é constituída por escolas médicas de referência de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau.

A rede tem o objetivo de propiciar o intercâmbio discente regular e avançado em graduação; co-tutela em pós-graduação e pesquisa com dupla titulação; intercâmbio e aperfeiçoamento docente e a pesquisa e inovação com participação multilateral.

Entre as integrantes, existem três faculdades de medicina de Portugal, uma de Angola, uma de Moçambique, uma de Macau e, agora, oito do Brasil.

– Portugal: Universidade de Lisboa (FMUL), Universidade de Coimbra (FMUC) e Universidade do Porto (FMUP). 
– Angola: Universidade Agostinho Neto (FMUAN)
– Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane (FAMED-UEM)
– Macau: University of Science and Technology (FM-MUST)
– Brasil: Universidade Federal do Rio de Janeiro (FMUFRJ), Universidade de São Paulo (FMUSP), Universidade de São Paulo- Ribeirão Preto (MFRP-USP), Universidade Federal de Minas Gerais (FMUFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FMUFRGS), Universidade Federal de Ceará (FMUFC) e, agora, Universidade Federal Fluminense (FMUFF).

Pular para o conteúdo