A Universidade Federal Fluminense, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, informa que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) aprovou por unanimidade, durante a reunião da última quarta-feira, 29 de maio, a Resolução CEPEx/UFF nº 3.525/2024. Esta resolução propõe medidas para ajustar os Calendários Escolar e Administrativo de 2024, bem como os registros de controle e aproveitamento acadêmico, em decorrência das atividades de greve.
O sistema acadêmico já está aberto para o cancelamento de disciplinas e trancamento de matrícula e ficará disponível até 25 de junho de 2024, quando fechará para que as Coordenações de Curso possam fazer as verificações e registros, e para o lançamento de notas. Do ponto de vista técnico, não é possível manter os dois eventos simultaneamente. Estudantes que possuam bolsas e auxílios devem ficar atentos, pois o trancamento de matrícula não é permitido, conforme indicado nos Editais.
É importante salientar que o cancelamento de todas as disciplinas em que o estudante estiver inscrito resultará no trancamento de matrícula (conforme o artigo 58 do Regulamento dos Cursos de Graduação). Além disso, os estudantes vinculados a programas de apoio ou a programas regidos por Editais próprios devem seguir as diretrizes estabelecidas nos respectivos Editais.
As reprovações do primeiro período letivo de 2024 não serão consideradas no cálculo do Coeficiente de Rendimento (CR) e o primeiro período letivo de 2024 não será contabilizado para o prazo máximo de integralização curricular. E mais, a frequência insuficiente nas disciplinas de 2024.1 não será considerada para efeitos de reprovação, exceto no caso de disciplinas de avaliação contínua e disciplinas de estágio.
As datas programadas nos Calendários Escolar e Administrativo para o período letivo de 2024.1 permanecem inalteradas. Novas datas para procedimentos de registro de controle acadêmico serão estabelecidas após a aprovação do calendário de reposição de aulas, que será definido pelo CEPEx após o término da greve.