Informe

UFF cria Instituto de História

O magnífico Reitor da Universidade Federal Fluminense, Sidney Melo, reuniu, na manhã dessa segunda-feira (13), professores do curso de História para um momento ímpar na história da universidade: a assinatura, através de ad referendum, da criação do Instituto de História da UFF. Compareceram nessa reunião, além do Reitor, o Vice-Reitor Antônio Claudio Nóbrega; o chefe de Gabinete do Reitor, Alberto Di Sabbato; o Coordenador de Apoio Acadêmico, Gabriel Vitorino Sobreira; e os professores (as) Aidyl de Carvalho Preis, Ismênia de Lima Martins, Gizlene Neder, Adriene Baron Tacla, Maria Veronica Secreto, Ana Maria Mauad, Samantha Viz Quadrat, Georgina Santos, Rodrigo Bentes, Norberto Ferreras e Humberto Machado.

Durante a reunião, o Professor Sidney elogiou o departamento de História da UFF e salientou a importância da criação do instituto no ano em que o curso de História da UFF completa 60 anos. A criação do Instituto consiste no clímax de um processo que foi aprovado por todas as câmaras da universidade e presta o devido reconhecimento a um dos cursos mais reconhecidos da Universidade. A direção pro tempore do instituto ficará a cargo da professora Gizlene Neder que afirmou a intenção do novo Instituto em agir em benefício do crescimento da universidade:

“- Nós vamos trabalhar pela UFF. O Instituto de História não é, e não será, um Gueto. Ele surge para atuar em parceria com outros institutos para melhorar cada vez mais a nossa Universidade.” – afirmou a Diretora Pro Tempore do Instituto de História.

O Vice-Reitor, Antonio Claudio, valorizou a criação do curso afirmando que “o Instituto de História pode cumprir o papel de debater os problemas institucionais para além do instituto. É um instituto que pode somar ao Conselho Universitário e, com toda sua pujança acadêmica, colaborar com os debates sobre os grandes temas que definem o futuro da Universidade Federal Fluminense.”

A professora Ismênia de Lima Martins destacou a importância da participação da História nos órgão colegiados da UFF, servindo de contribuição para políticas institucionais academicamente referenciadas. A professora Aidyl de Carvalho Preis, ex-vice-reitora da UFF e presidente da ASPI-UFF, destacou o trabalho coletivo na construção do Departamento de História, e agora do Instituto, sublinhando o orgulho de fazer parte dessa história.

Dados do informe

13/06/2016


Informações sobre o setor

Reitor - Gabinete da Reitoria

Pular para o conteúdo