O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram, no dia 28 de março, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) referentes a 2021.
O CPC reflete a qualidade de cursos de Graduação oferecidos em todo o Brasil, a partir de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), dados do Censo da Educação Superior e respostas ao Questionário do Estudante, em que os estudantes avaliam as condições de oferta dos cursos e sua formação. Já o IGC considera o CPC dos cursos avaliados nos três anos anteriores e as notas da avaliação da Pós-Graduação, resultando num conceito institucional. Ambos os indicadores são expressos em números inteiros (faixas) de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.
No que se refere ao CPC, a UFF obteve 1 curso com CPC nota 5 (3%) – o Bacharelado em Química com sede em Niterói -, 34 cursos (89%) com CPC nota 4 e nota 3 em três cursos (8% dos cursos avaliados). Observando-se os resultados desses mesmos cursos em 2017, último ano em que tiveram seu CPC aferido, naquele momento 10 desses cursos tiveram CPC 3 (26% dos cursos avaliados), e 28 cursos tiveram CPC 4 (74%). Verifica-se, portanto, uma melhora da nota dos cursos da UFF em relação a 2017, com maior concentração na faixa 4. Em comparação com outras instituições, no Brasil, dos 2.130 cursos de instituições públicas federais com o CPC divulgado, 1.266 tiveram o desempenho na faixa 4 (59,2%) e 62 na faixa 5 (2,9%).
Em relação ao Índice Geral de Cursos (IGC), a UFF obteve nota 4, mantendo-se na faixa obtida nas últimas avaliações. Entretanto, na nota contínua, utilizada para obtenção do conceito em número inteiro, vem obtendo expressiva melhora ao longo dos anos: obteve nota 3,55 em 2018, 3,61 em 2019 e nota 3,69 em 2021 (não houve aferidos indicadores referentes a 2020, em função da pandemia de covid-19). O conceito 5, atualmente, é obtido quando a nota contínua alcança 3,945.
Estes resultados reforçam nossa convicção no trabalho que vem sendo feito por toda a comunidade acadêmica na melhora contínua de nossos indicadores de qualidade junto ao MEC. A mobilização em relação ao Enade e aos processos avaliativos, de modo geral, é prioridade permanente da PROGRAD, não apenas com a perspectiva de incrementar os indicadores institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF. O trabalho faz parte de um incessante esforço para dar visibilidade e consolidar a presença da UFF no cenário nacional e internacional, e, assim, projetar a sua comunidade – estudantes, docentes, técnicos e colaboradores -, os seus diferentes cursos e projetos desenvolvidos.
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense agradece o engajamento da comunidade de todos os cursos que contribuíram para mais este excelente resultado e se mantém à disposição para trabalhar em conjunto na melhoria contínua dos cursos de graduação.