A Universidade Federal Fluminense celebra o marco de 50 anos de ações extensionistas da Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV) em Oriximiná, no estado do Pará, na região amazônica brasileira. Ao longo dessas cinco décadas, a presença da UFF na região tem desempenhado um papel fundamental, tanto para a comunidade local quanto para os discentes, docentes e técnico-administrativos da Universidade que atuam na UAJV, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inclusão social, o trabalho extensionista e o conhecimento científico na Amazônia.
Criada inicialmente no município de Óbidos em 1972, em decorrência de políticas federais de desenvolvimento e integração, como o Projeto Rondon e o Centro de Referência Universitária de Tecnologias Aplicadas à Cultura e Extensão (CRUTAC), a Unidade Avançada José Veríssimo foi oficialmente transferida em 1975 para Oriximiná, onde a UFF já atuava desde 1973.
Ao longo de cinco décadas, a UFF vem desenvolvendo diversas ações extensionistas no município e promovendo um diálogo direto com a comunidade local, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, o fortalecimento cultural e a preservação ambiental na região.
Com a implementação da Unidade no município, foi possível estabelecer uma estrutura educacional por meio da extensão voltada para as necessidades específicas da população, dentre as quais a atuação de profissionais junto às comunidades quilombolas e comunidades indígenas, a atuação de profissionais em ações de mapeamento de áreas rurais e cartografia social, bem como de profissionais de educação nos pré-universitários sociais, oportunizando a inserção de jovens e adultos da região no ensino superior. A presença da UFF em Oriximiná, portanto, reafirma o compromisso da universidade com a responsabilidade social e a democratização do acesso à universidade pública, proporcionando oportunidades únicas para os estudantes locais, permitindo que eles desenvolvam seus talentos e se tornem agentes de transformação em suas próprias comunidades.
Outra atuação de grande relevância é a dos profissionais de saúde no Hospital Maternidade São Domingos Sávio, o qual esteve sob gestão da Universidade Federal Fluminense até 2020, quando passou a ser administrado pela prefeitura municipal de Oriximiná.
A celebração dos 50 anos de ações de extensão na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná reafirma o compromisso da Universidade Federal Fluminense com o município, com a região amazônica e com a formação acadêmica, profissional e cidadã. A UFF reconhece e homenageia a importância do trabalho de todos os docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores que contribuíram para o crescimento e a consolidação da presença da Universidade Federal Fluminense na Amazônia.