A Universidade Federal Fluminense está desenvolvendo um Grupo de Trabalho para debater sobre os melhores usos da Inteligência Artificial (IA) nos campos acadêmico e administrativo da universidade.
Estamos convocando especialistas, estudiosos e interessados nos impactos, ameaças e benefícios deste novo paradigma tecnológico. Estudantes, docentes e técnicos administrativos da UFF podem se inscrever para participar do GT neste link.
A inteligência artificial está transformando profundamente diversos aspectos da sociedade contemporânea, revolucionando setores como saúde, educação, finanças, transporte e entretenimento.
Especificamente na academia, a IA está remodelando profundamente a maneira como o conhecimento é produzido, disseminado e aplicado, impactando não apenas a formação dos alunos de graduação e pós, mas também a produção científica, o cotidiano e as atividades administrativas.
Esses avanços levantam questões sobre o papel da IA nas universidades, incluindo desafios éticos relacionados ao uso de dados, à necessidade de capacitação de servidores técnicos e docentes, e à redefinição de metodologias tradicionais. Além disso, é necessário garantir a proteção da privacidade e a criação de sistemas justos e transparentes.
Assim, a IA está promovendo uma transformação significativa no ensino superior, tanto em termos de eficiência organizacional, quanto de oportunidades de inovação. Por isso, a criação de um Grupo de Trabalho sobre o tema se tornou uma questão de fundamental relevância.
Contamos com a sua colaboração!