Pular para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Informe

UFF avança em parceria com Estaleiro Mauá para criação do Museu da Indústria Naval no Castelo Pereira Carneiro

No dia 18 de fevereiro, a Gestão da UFF , sob a liderança do reitor, professor Antonio Claudio da Nóbrega, se reuniu com a direção do Estaleiro Mauá, para discutir a transformação do Castelo Pereira Carneiro no Museu da Indústria Naval, projeto que promoverá a integração entre universidade e setor produtivo.

O Castelo Pereira Carneiro foi construído em 1918, em estilo revivalista com torres redondas, salão social suntuoso e tecnologias avançadas para a época, como elevador mecânico e sistema de água marinha. Foi residência de famílias do Estaleiro Mauá até os anos 1970. Sendo abandonado durante a crise naval, o palacete teve projeto de restauro para o Museu da Indústria Naval nos anos 1980, quando o estaleiro, em operação desde 1845 e nos dias de hoje é o mais tradicional do Brasil.

“O encontro foi muito produtivo, fomos muito bem recebidos, discutimos sobre temas que certamente impactarão de modo positivo na nossa comunidade e na sociedade civil. Além disso, o museu se tornará um legado para as futuras gerações e um espaço vivo de conhecimento. Estamos muito felizes e animados com essa parceria”, comemora  o reitor da UFF, professor Antonio Clauido.

Participaram da reunião os superintendentes da UFF,  Mário Ronconi (SOMA), Renata Faísca (SAEP) e Débora Nascimento (SDC), o Engenheiro, German Efromovich, o CEO, Miro Arantes, o Diretor Comercial, Arialdo Félix, o assessor institucional, Heitor Ciuffo e pela assistente Mara Telles. Além disso, dos representantes jurídicos, Doutora Jane e Doutor João. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.