Informe

UFF apresenta à Capes proposta de cursos para servidores técnico-administrativos

Uma parceria entre unidades acadêmicas e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFF (Progepe) poderá proporcionar a dezenas de servidores técnico-administrativos a oportunidade de acesso a cursos de nível superior. Em resposta a um Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançado em dezembro de 2015, a UFF apresentou uma proposta para oferecer, na modalidade semipresencial, cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Serão ministrados conteúdos nas áreas de administração pública, gestão pública, gestão em saúde, gestão de pessoas, tecnologia da informação e letras (português/inglês). Caso a proposta seja acatada pelo MEC, ao menos 165 profissionais poderão, ainda em 2016, ser acolhidos como graduandos e pós-graduandos na universidade.

A proposta foi construída em colaboração por unidades acadêmicas do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHS), da Faculdade de Administração em Niterói, como também por profissionais ligados a Escola de Enfermagem e o Instituto de Ciências Humanas de Macaé. O esforço para a construção de uma proposta única foi coordenado pela Progepe, a partir da área de Capacitação e Qualificação que busca a criação de uma rede de colaboração denominada Escola de Governança e Gestão Pública (EGGP), ainda em fase de implantação.

Espera-se que o resultado da seleção pela Capes ocorra até o final de junho de 2016. O Edital prevê o atendimento de propostas em todo o país e os recursos deverão possibilitar o funcionamento dos cursos de acordo com as diretrizes da Universidade Aberta do Brasil.

Mestrado Profissional em Administração Pública
Conforme noticiado anteriormente, a UFF apresentou em 2015, no âmbito de uma rede formulada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), um projeto de mestrado profissional em administração pública. O curso foi igualmente elaborado pelo ICHS em articulação com a Progepe, tendo sido aprovado. No momento aguarda-se a definição por parte do governo para o aporte de recursos. Haveria uma reunião em março que foi desmarcada. Está para ser agendado um novo encontro da Capes com as instituições que tiveram seu projeto aprovado.

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Pular para o conteúdo