Informe

UFF anuncia vencedora do selo comemorativo dos 30 anos da BCG

No dia 31 de janeiro, a UFF divulgou o resultado do concurso para criação do selo comemorativo dos 30 anos de existência da Biblioteca Central do Gragoatá (BCG). A vencedora foi a servidora Débora de Souza Aranha, lotada na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

O objetivo do concurso foi escolher o selo comemorativo para uso na divulgação dos eventos e atividades ao longo do biênio 2024-2025. A iniciativa marca a abertura das ações comemorativas dos 30 anos da BCG, cuja fundação ocorreu em 25 de abril de 1994. Dentre tais ações, destaca-se o lançamento do concurso para a seleção de textos literários, que está com inscrições abertas até o dia 03 de março de 2024.

As propostas de selo comemorativo enviadas pela comunidade acadêmica da UFF foram submetidas à apreciação da comissão avaliadora do concurso, de acordo com os critérios de consonância com a identidade visual da BCG/UFF, criatividade, originalidade e possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais.

Segundo Débora, a inspiração para a criação do selo veio da própria arquitetura do prédio da BCG. “A fachada tem uma simetria interessante em suas formas quadradas e linhas, sendo fonte que abriga e concentra conhecimento em diversas áreas. O prédio é cercado por muitas árvores que simbolizam (dentre outras coisas) crescimento e vitalidade, e elas se conectam aqui aos livros, fazendo alusão ao crescimento pessoal e profissional que se dá através da leitura e da educação”, explica.

A servidora, que tem formação na área de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e em Produção Cultural, também afirma que o logotipo comemorativo que criou conversa com o da BCG no padrão cromático e na família tipográfica. “Acho que o segredo maior para a criação de projetos bem elaborados é a paixão por essa atmosfera criativa e pela construção, desde a pesquisa de referência até a arte final. É com o que eu mais amo trabalhar e tudo que colocamos amor, floresce“, conclui.

Pular para o conteúdo