A UFF alcançou avanços expressivos em internacionalização acadêmica em 2024, reafirmando sua posição como referência em formação global e excelência acadêmica. Por meio de iniciativas voltadas à ampliação da mobilidade estudantil, inovação no ensino e parcerias globais, a gestão da Universidade, por meio da Superintendência de Relações Internacionais, fortaleceu sua presença no cenário internacional, criando oportunidades transformadoras para a comunidade acadêmica.
“As nossas ações de internacionalização têm como objetivo ampliar horizontes, conectando nossa comunidade acadêmica às melhores práticas globais, ao mesmo tempo que fortalece a nossa brasilidade e lugar no mundo. É uma forma de preparar nossos alunos e professores para os desafios do mundo contemporâneo, promovendo impacto social e cultural na direção de um país soberano e solidario” destaca o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Formação interdisciplinar e desafios globais
Entre as principais iniciativas, o programa Minor em Desafios Globais se destacou por sua abordagem inovadora. Com quatro eixos temáticos — Espaço e Ecologia Política; Geopolítica, Leis e Direitos; Culturas, Identidades e Linguagens; Sustentabilidade e Futuro Verde —, o curso contou com a participação de mais de 15 departamentos, oferecendo aulas em espanhol, francês e inglês. Atualmente, o programa tem 150 alunos ativos e já formou dezenas de estudantes, ampliando o conhecimento sobre questões globais com uma abordagem interdisciplinar.
Novos programas de mobilidade e expansão de oportunidades
A gestão da UFF também viabilizou novos programas de mobilidade, como o Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (Puma), o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-americano (Pila) e o Programa de Mobilidade da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Essas iniciativas ampliaram as possibilidades de intercâmbio para alunos e docentes, fortalecendo as conexões da universidade com instituições de ensino em diferentes partes do mundo.
Internacionalização acessível e colaborativa
Desde 2021, a UFF promove o programa Collaborative Online International Learning (COIL), que já realizou mais de 15 projetos em parceria com instituições internacionais, como a State University of New York (SUNY), Universidad de Cádiz e University of Kentucky. Essas iniciativas oferecem oportunidades únicas de intercâmbio cultural e acadêmico sem custo para os participantes, beneficiando diretamente discentes e docentes da Universidade.
Iniciativas que conectam
Dentre as iniciativas inovadoras, destaca-se o VIBRA (Vitrine: Brasil), um curso gratuito com duração de duas semanas, oferecido aos estudantes internacionais que chegam à UFF em programas de mobilidade acadêmica. A atividade promove uma imersão cultural e acadêmica, facilitando a adaptação e enriquecendo a experiência dos alunos no Brasil.
“Esta gestão tem nos motivado a construir uma universidade mais inclusiva e conectada ao mundo. Programas como o COIL e o VIBRA representam nosso empenho em criar oportunidades acessíveis e inovadoras para aprendizado e trocas culturais. É um orgulho contribuir para a formação de cidadãos globais,” afirma Livia Reis, superintendente de Relações Internacionais.