Pular para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Informe

UFF amplia ações de inclusão e assistência para estudantes em 2024

Em 2024, a UFF mostrou que investir em assistência estudantil é investir nas necessidades de vida real com olhar no futuro dos nossos estudantes. Com ações que transformaram demandas históricas em conquistas reais, a gestão da universidade ampliou políticas de acesso assim como o suporte a estudantes, reforçando seu papel como agente de inclusão e permanência acadêmica. Por meio da PROAES, a Instituição tem atuado para consolidar as pautas das políticas afirmativas e da permanência estudantil, provando que educação e apoio caminham juntos para transformar vidas.

“Investir na assistência estudantil é garantir direitos qualificando o futuro do nosso país. Na UFF, entendemos que a educação é o maior instrumento de transformação social e todo recurso aplicado em permanência estudantil reflete  a nossa missão com uma universidade mais justa, inclusiva e comprometida com a construção de uma sociedade equitativa e democrática,” destacou o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Fim da lista de espera
Um dos principais destaques do último ano foi o atendimento integral a estudantes deferidas e deferidos nos editais de bolsas e auxílios de assistência estudantil, abrangendo áreas essenciais como moradia, alimentação, transporte, assistência a estudantes com deficiência, maternidade, entre outras modalidades. Essa realização é resultado de um esforço coletivo que envolveu a participação ativa da representação estudantil e o diálogo contínuo com a gestão da UFF. Atenta às necessidades de sua comunidade, a Universidade avançou na criação de condições que favorecem a permanência e o desenvolvimento acadêmico de estudantes em situação de maior vulnerabilidade.

Ampliação da assistência  e expansão de investimentos para a permanência estudantil

A UFF tem sido proativa na busca por mais recursos para atender às crescentes demandas de assistência estudantil, ciente de que os recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são insuficientes diante das mudanças sociais recentes e do aumento expressivo na procura por apoio.

Entre 2020 e 2024, a Universidade registrou uma expansão significativa nos investimentos destinados à permanência estudantil. As despesas com bolsas e auxílios neste mesmo período aumentaram 65%, passando de R$ 16,5 milhões para R$ 27,3 milhões em 2024, considerando os pagamentos realizados somente até dezembro. Os recursos do  PNAES também foram ampliados nesse período e  destinados aos programas de bolsas e  auxílios, aos equipamentos de permanência como moradias e à alimentação nos Restaurantes Universitários.

O número de estudantes assistidos pelos programas da PROAES cresceu aproximadamente 9,57% de 2023 para 2024. Esses dados refletem o esforço contínuo da gestão da Universidade para atender às crescentes demandas por apoio à permanência acadêmica. Mais uma modalidade de bolsas teve vigência ampliada para até 24 meses (Acolhimento para ingressantes e Apoio à inclusão). A política de acúmulo de bolsas também foi reformulada, permitindo o acúmulo de bolsas e auxílios de assistência com bolsas de pesquisa, ensino e extensão, além da garantia de 50 por cento de reserva dessas bolsas para ingressantes por políticas afirmativas.

Em conjunto com a comunidade acadêmica, a gestão da UFF segue em diálogo constante com o poder público, reforçando sua articulação para ampliar os investimentos e responder às novas realidades enfrentadas pelos estudantes.

Principais ações e programas em 2024
A UFF também esteve à frente de importantes iniciativas voltadas à acessibilidade, equidade e saúde. Destaques incluem:

  • Acessibilidade e Inclusão: Disponibilização de mobiliário/material adaptados e recursos de tecnolgia assistiva para estudantes com deficiência e neurodivergentes, além da realização de atividades de enfrentamento ao capacitismo, e cursos para capacitação de docentes e técnicas e técnicos administrativos sobre o tema.
  • Equidade e Diversidade: Implementação de políticas de ação afirmativa para reserva de vagas destinadas a pessoas travestis, transexuais, transgênero – transmasculinas, transfemininas e/ou trans não binárias no ingresso para cursos de graduação e pós-graduação. Reserva de vagas para pessoas refugiadas também a partir de 2025. Parcerias com o Ministério da Educação e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania resultaram em Termos de Execução Descentralizada (TED) sobre acessibilidade e o Fórum do Vestibular Indígena e Quilombola. 
  • Apoio à Maternidade: apoio para a criação de novas salas de apoio às mães, localizadas em Angra dos Reis e na Faculdade de Educação.
  • Saúde: Ampliação do número de estudantes atendidos pelos serviços médicos e apoio a práticas integrativas em Petrópolis.
  • Alimentação: Aumento do número de vagas no auxílio alimentação para estudantes dos campi em expansão.
  • Infraestrutura: Reforma do container no campus do Gragoatá para sediar o espaço de práticas integrativas e complementares em saúde para estudantes.
  • Eventos: Organização e apoio a eventos relacionados a questões étnico-raciais, identidade de gênero, equidade de gênero e inclusão.
  • Gestão compartilhada: Ampliação da participação discente em decisões estratégicas por meio de Grupos de Trabalho sobre alimentação, obras, transporte e assistência estudantil.

Perspectivas futuras
A gestão da Universidade, por meio da PROAES, está comprometida em ampliar e diversificar suas iniciativas de assistência estudantil nos próximos anos, com foco na inclusão, acessibilidade e equidade. Entre as ações planejadas, destaca-se o desenvolvimento de cursos voltados para a promoção da diversidade e da equidade gênero, além da criação de um consórcio com universidades do estado do Rio de Janeiro para viabilizar a criação de um vestibular indígena e quilombola no estado do Rio de Janeiro. Outro destaque é a elaboração de um edital específico voltado para estudantes de políticas afirmativas, como indígenas, quilombolas, pessoas trans e refugiadas, reforçando o compromisso com a inclusão de grupos historicamente marginalizados.

A Universidade prevê ampliar a participação de estudantes nas decisões sobre o uso dos recursos da Proaes, reforçando a transparência e inclusão por meio de Grupos de Trabalho. Entre as iniciativas em desenvolvimento estão a proposta de uma resolução sobre a Política de Assistência e Permanência Estudantil e a busca por novas fontes de financiamento, como emendas parlamentares. Em uma integração entre a Prograd e a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão da Proaes, a UFF também planeja avançar na elaboração de uma resolução conjunta para fortalecer ações de inclusão e acessibilidade.

“Encerramos 2024 com gratidão pelos avanços conquistados e com a responsabilidade de continuar ampliando as políticas de assistência estudantil e inclusão. Acreditamos que cada ação em prol da permanência transforma não apenas a trajetória acadêmica de estudantes, mas também é capaz de mudar a nossa sociedade. Toda a equipe PROAES está firme no compromisso de fazer da UFF uma referência em equidade, acessibilidade e permanência.”

Acesse o Flipbook preparado pela Proaes com principais números e conquistas dos dois últimos anos

 

Dados do informe

22/01/2025


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.