Com o empenho da atual gestão da UFF e o reconhecimento da importância do projeto, o Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras (PULE) contará, a partir do próximo semestre, com uma novidade: novos materiais para ensino.
Assim como qualquer programa de ensino de línguas, o aprendizado nas turmas do PULE acontece também com materiais impressos. O PULE – que foi pensado para ser o primeiro acesso a novos idiomas para alunos ingressantes pelas ações afirmativas da UFF – sempre ofereceu os livros aos alunos em regime de empréstimo, o que levou a um desgaste dos materiais com o passar dos anos. Para a coordenadora institucional do PULE e superintendente de relações internacionais, Prof.ª Livia Reis, “o sistema de empréstimo democratiza o acesso à livros, sobretudo livros estrangeiros, que costumam ser caros. Por outro lado, eles devem ser trocados por livros novos de tempos em tempos, não apenas porque o desgaste é grande, mas também porque pedagogicamente o PULE deve estar constantemente se atualizando”.
Os alunos do PULE poderão contar com livros novos e atualizados que os ajudarão em suas jornadas de aprendizagem de novos idiomas. Segundo a coordenadora acadêmica do PULE, Prof.ª Telma Pereira, “como todo o material didático utilizado no processo de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras revela os contextos de seu tempo, é necessário que o ensino de línguas no PULE acompanhe as discussões promovidas na atualidade através de novos manuais, a fim de inserir o aluno como ator social de seu próprio processo de ensino-aprendizagem, desconstruindo os estereótipos da cultura da língua-alvo”.
A novidade estará presente já a partir de 2022.1, para as turmas dos cursos regulares. E você poderá fazer parte do PULE através dos editais de seleção, que atualmente possuem inscrições abertas para nivelamento em turmas existentes e turmas de idiomas instrumentais para alunos da pós-graduação e servidores da universidade.