Teve início na tarde de terça-feira, 07 de novembro, o “III Curso de extensão: atualização em gênero, diversidade sexual e direitos sociais”, realizado pela ação extensionista UFF Mulher da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania (NUDHESC) e com o Núcleo de Pesquisa sobre Proteção Social (NPHPS/CRD). A terceira edição do curso tem por objetivo promover o diálogo e a atualização de profissionais de diversas áreas quanto às temáticas de gênero, diversidade sexual e direitos sociais, além de contribuir para a desconstrução de estigmas sobre a identidade de gênero, orientação sexual, direitos e a saúde de pessoas LGBTs, ao pensar estratégias para o combate à LGBTfobia. O curso também visa refletir sobre o acesso aos direitos básicos dessa população que sofre diferentes tipos de violência, dentre elas institucional e familiar.
O primeiro dia do curso contou com a exibição do premiado curta-metragem: “Tailor”. Ganhador na categoria “Melhor curta metragem experimental”, pelo Barcelona International Short Film and Video Festival e também do “Prêmio do Público” pelo Espacio Queer Festival de Cine sobre Diversidad Sexual y Gênero e outras premiações. Houve duas conferências, a primeira intitulada “Transfeminismo: da prostituição à academia”, ministrada pela ativista transfeminista e escritora Amara Moira (Doutoranda em Letras pela UNICAMP-SP) que narrou a sua trajetória de vida como mulher “trans”, profissional do sexo e acadêmica. A segunda conferência “Mulheres que amam mulheres: negritude, lesbiandade e geração”, ministrada pela vice-presidenta lésbica da ABGLT, Helena Hemetério, destacou a invisibilidade das mulheres lésbicas e idosas, a necessidade de se falar sobre sexualidade e terceira idade. A palestrante discorreu também sobre a lesbiandade em seus diferentes aspectos como geracional, racial e família. Houve também um Sarau Lésbico – Metanoia e os lançamentos dos livros “Vidas Trans: Coragem de Existir” e “Se eu fosse puta”, ambos da escritora Amara Moira. Outros títulos relativos ao tema do curso também estavam expostos para venda.
O UFF Mulher é um programa de extensão que visa promover o diálogo e a troca de saberes entre a universidade e a sociedade, por meio de diferentes atividades relacionadas às áreas de gênero, direitos humanos, saúde, cultura, educação e qualidade de vida. Além disso, estimular o trabalho extensionista dentro da comunidade acadêmica, contribuindo na formação profissional dos membros envolvidos, fomentando a articulação de ações em rede para o enfrentamento das violações de direitos humanos, desigualdades de gênero, envolvendo várias instituições numa ação intersetorial, como as áreas da violência, educação, saúde, cultura, geração de renda, dentre outras. O segundo encontro do “III Curso de extensão: atualização em gênero, diversidade sexual e direitos sociais” terá como tema: “Introdução ao gênero, diversidades e orientação sexual”, e acontecerá no próximo 09 de novembro, às 14h, no Auditório do Bloco F, campus de Gragoatá, Niterói – RJ.