Informe

“Tenho um mioma, o que fazer?”: explicações, sintomas e tratamentos

Miomas são tumores benignos, formados por células musculares, na parede do útero, que podem chegar até a parte externa do órgão. A condição atinge cerca de 80% das mulheres no Brasil, segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Mas, de todos esses casos, raras exceções manifestam os sintomas tradicionais de um mioma, então, muitas mulheres nem sequer sabem que o têm.

Em “Tenho mioma, o que fazer?” (Eduff, 2018), os ginecologistas Ricardo Lasmar, Paulo Barrozo e Bernardo Lasmar apresentam informações sobre o mioma uterino, o quadro clínico, opções terapêuticas e tratamentos alternativos – citando as vantagens e desvantagens de cada um. Com uma linguagem simples e clara, o livro é voltado não apenas para o público especializado, mas para aqueles que não têm formação médica.

Com o propósito de disseminar e desmitificar as causas, sintomas e tratamentos do mioma, a obra traz imagens, curiosidades e dúvidas frequentes de muitas mulheres a respeito dos miomas. Apesar de grande parte das vítimas permanecerem assintomáticas ao longo da vida, algumas mulheres podem passar por dores e sangramentos vaginais. Em casos mais extremos, os miomas podem chegar a volumes superiores a mil centímetros cúbicos, causando inchaço abdominal, prejudicando ainda mais a saúde e até mesmo a autoestima da mulher. 

Com o conhecimento cada vez maior sobre violência obstetra e métodos menos violentos de parto ou até mesmo de exames ginecológicos, é essencial que as mulheres brasileiras saibam mais dessa condição tão comum, mas ainda tão pouco conhecida.

Saiba como comprar.

Pular para o conteúdo