Anualmente, a Universidade Federal Fluminense participa do UI GreenMetric World University Ranking, que foi criado em 2010, por iniciativa da Universidade da Indonésia, com o objetivo de ranquear o desempenho de sustentabilidade das universidades ao redor do mundo. Neste ano, a UFF passa a ocupar a 22ª posição no Brasil, sendo a 11ª melhor colocada entre as universidades federais do país e a melhor colocada entre as universidades do estado do Rio de Janeiro. No conjunto das universidades do mundo, mantivemo-nos na posição 559, mesmo com o aumento no número de participantes.
O questionário aplicado avalia e classifica os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior (IES) em todo o mundo e tem como maior objetivo incentivar a consciência sustentável das universidades.
O UI GreenMetric é reconhecido como o primeiro ranking e única classificação universitária mundial na área de sustentabilidade e, dentro de uma perspectiva universitária global, tem como metas principais: contribuir para os discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e ecocampi, promover uma mudança social encabeçada pelas universidades no que tange à questão da sustentabilidade, ser uma ferramenta de autoavaliação sobre a sustentabilidade do campus para instituições de ensino superior em todo o mundo, informar os governos, as agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no campus.
Segundo o presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS) da UFF, Kenny Tanizaki Fonseca, o ranking reflete os esforços realizados pela universidade. “O relatório detalhado do UI GreenMetric nos ajudará a melhorarmos ainda mais”, conclui.
Mais informações sobre o UI GreenMetric podem ser obtidas através do site: https://greenmetric.ui.ac.id/