Informe

“Somos todos criminosos em potencial” disponível gratuitamente para download

Contrariando o senso comum, a criminalidade não é um desvio praticado por uma minoria, ao contrário, é um comportamento de grande parte da nossa sociedade. E essa é uma constatação facilmente comprovada por simples leitura e observação de noticiários e atitudes cotidianas. Mas por que, então, temos a tendência de tolerar alguns crimes e não outros? É o que Maria Lea Aguiar analisa no e-book “Somos todos criminosos em potencial” que pode ser baixado gratuitamente no site da Eduff.

De acordo com a autora, o que ocorre é que o cidadão comum não costuma se interessar por conhecer o Código Penal de seu país e, por isso mesmo, ignora aquilo que é considerado crime na sociedade a que pertence. Atrelado a esse fator, o indivíduo é incapaz de enxergar como parte do grupo criminalizável.

Mas essa discussão vai além em “Somos todos criminosos em potencial”. Outros elementos são lançados para que o leitor compreenda o que está oculto quando o assunto é segurança pública e criminalidade. É sobre mudanças do senso comum que se trata a obra. Se a criminalização de condutas é uma decisão política e, portanto, obedece aos anseios e expectativas da sociedade, voltamos à pergunta inicial: como e por que a sociedade tolera alguns crimes e não outros? A impressão corrente é de que o país não vê solução, quando, na verdade, ele não vê é o problema. Ou não quer ver.

Ficou interessado? Baixe esse e outros e-books em www.eduff.uff.br e tenha uma boa leitura.

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo