Informe

Sete cursos da UFF tem avaliações externas do MEC agendadas até novembro 2017

O Ministério da Educação, através do INEP, agendou para este ano a realização de sete novas avaliações externas in loco para cursos da UFF.

Avalição externa in loco é realizada quando é designada uma comissão de avaliação composta por docentes de outras Instituições de Ensino Superior que comparecem determinada instituição para aferir as condições de funcionamento da IES e/ou de seus cursos de graduação.

Essas avaliações diferem-se da realizada pelo ENADE, pois atende a um instrumento de avaliação, um roteiro definido pelo MEC que define indicadores e graus a serem observados e conferidos na IES pela comissão avaliadora e resultam em um conceito de curso ou institucional, conforme o caso.

Essas avaliações resultam um relatório que permite a instituição e ao MEC promover ações administrativas e gerenciais que garantem  a legalidade dos diplomas expedidos bem como o aperfeiçoamento das condições de oferecimento dos cursos avaliados.

As avaliações externas acontecem principalmente motivadas pelos atos de reconhecimento e renovação de reconhecimento.

Em 2017, já foram avaliados três cursos de graduação da UFF entre abril de junho. Foram avaliados os bacharelados em Matemática, de Santo Antônio de Pádua; Artes, de Niterói e licenciatura em Letras EAD, oferecido em diversas localidades através do consorcio CEDERJ.

O INEP já agendou outras sete avalições de cursos até novembro de 2017, sendo quatro no município de Niterói, um em Nova Friburgo,  um em Volta Redonda e um EAD.

Em agosto receberão avaliação externa os cursos bacharelado em Matemática, de Volta Redonda (20 a23/08) e Arquivologia, de Niterói (27 a 30/08); ambos relacionados a processos de renovação de reconhecimento de curso.

Em setembro serão os cursos de licenciatura em Cinema e Audiovisual, de Niterói (10 a 13/09); CTS em Segurança Pública, na modalidade EAD (13 a 16/09); bacharelado em Psicologia, de Niterói (03 a 06/09); licenciatura em Geografia, de Niterói (18 a 21/09); sendo os dois primeiros relacionados a processos de reconhecimento de curso e os dois últimos relacionados a processos de renovação de reconhecimento, com protocolo de compromissos por resultados abaixo do esperado no ENADE.

Ainda em novembro desse ano está agendada uma última avaliação relacionada a processo de renovação de reconhecimento do curso de Biomedicina, no município de Nova Friburgo.

No presente ciclo avaliativo, iniciado em 2016 e que segue até 2018, foram avaliados in loco pelo MEC, até agora, 13 cursos de graduação da UFF. Sendo dez cursos em 2016 e os três já avaliados em 2017.  Destes apenas 2 cursos foram avaliados com Conceito de Curso igual a 3, sete cursos obtiveram conceitos iguais a 4 e quatro cursos obtiveram conceito máximo igual a 5.

Desde 2010 é possível observar uma melhora crescente no perfil dos conceitos obtidos nas avaliações in loco realizadas nos cursos de graduação da UFF pelo INEP. Portanto a expectativa é grande por resultados cada vez mais expressivos nas avaliações que estão para acontecer.

 

Pular para o conteúdo