No início de maio, foi anunciado o lançamento do SouGov, novo canal de Gestão de Pessoas que vai impactar a vida funcional do servidor ativo, aposentado ou pensionista. A grande mudança, a priori, é a desativação do Sigepe Mobile no final deste mês. Por isso, técnicos administrativos e docentes da Universidade devem ficar atentos às orientações abaixo, inclusive quanto ao envio dos atestados médicos e odontológicos.
O SouGov é uma plataforma digital que pretende agrupar diferentes sistemas e recursos em um só lugar para facilitar o dia a dia do servidor. Sigepe Mobile e Web, Sigepe Gestor, Banco de Talentos, além de alguns serviços integrarão gradualmente esse novo canal. O grande ganho com essa proposta é a possibilidade de simplificar, padronizar e automatizar os processos internos de gestão de pessoas, melhorando a qualidade e tempo de resposta aos serviços.
De acordo com o calendário do Ministério da Economia, a implantação nas Unidades ocorrerá progressivamente. Nesta primeira fase, por exemplo, o SouGov só estará disponível para acesso via mobile (aplicativo para baixar no smartphone) e apenas em junho ocorrerá o lançamento no ambiente Web (site) . É também em junho que o aplicativo do Sigepe será descontinuado por completo. Isso significa que o acesso ao comprovante de rendimentos, consulta de férias, envio de atestado de saúde, entre outros serviços estarão concentrados em um só lugar, no SouGov.
Outro detalhe importante que você precisa saber é: na UFF, por enquanto, o serviço de concessão ou alteração de auxílio-transporte e o benefício de ressarcimento do plano de saúde ainda serão tramitados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e atendidos através dos e-mails das áreas responsáveis.
Por outro lado, a partir de agora, o envio de atestados médicos ou odontológicos só poderá ocorrer através do SouGov. Mas fique atento ao prazo, pois eles serão aceitos apenas se enviados em até 5 (cinco) dias corridos a partir do primeiro dia de afastamento! O documento será analisado e, caso necessário, uma perícia será agendada. Saiba mais no informe da CASQ sobre o assunto clicando aqui.
Diante de tantas novidades, a nossa recomendação é uma só: crie imediatamente a sua conta no Gov.br e em seguida baixe o aplicativo no seu dispositivo móvel. Siga o passo a passo abaixo e participe também dessa transformação digital.
1) Acesse https://acesso.gov.br
2) Clique no botão “Crie sua conta gov.br”
3) Escolha uma das opções de cadastro
4) Preencha o formulário online
5) Conta cadastrada? Consulte o seu selo de confiabilidade em https://confiabilidades.acesso.gov.br/
6) Não possui Selo Prata ou Ouro? Adquira um no mesmo link: https://confiabilidades.acesso.gov.br/
7) Após esse processo, baixe no seu smartphone o aplicativo do SouGov. Link para Android e Link para Apple.
Ah, e fique ligado porque a cada mês teremos uma novidade relacionada à área de gestão de pessoas, que será comunicada pontualmente a você, servidor da Universidade. Em caso de dúvidas sobre o aplicativo SouGov.br (Acesso/Contracheque/Consignações/Prova de vida/Comprovante de rendimentos/etc), clique aqui.
Fonte: Comunica UFF de 20/05/2021