Informe

Sensibiliza UFF participa da Agenda Acadêmica

A Divisão de Acessibilidade e Inclusão vai participar da edição 2016 da Agenda Acadêmica com a realização de um conjunto de atividades denominado “Portas abertas para a inclusão”. A programação conta com várias atividades inclusivas, como um Quiz sobre inclusão, uma Oficinas de Libras, jogo amistoso entre o time UFF Rugby x Clube Santer Rugby em cadeira de rodas e Vivência inclusiva.

O evento é gratuito e podem participar alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade em geral interessada nas questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.

PROGRAMAÇÃO

II Fórum de Inclusão e Trabalho

DIA 18/10- Terça-feira
Horário: 15/18h
Local: Auditório do Campus Universitário de Nova Friburgo R. Dr. Silvio Henrique Braune, 22, Nova Friburgo – RJ

Responsável: Profa. Priscila Starosky
Participação de Lucília Machado (jornalista, mestranda do CMPDI – UFF e Coordenadora Adjunta da Divisão de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza), Tatiana Mendonça (advogada, mestranda em Diversidade e Inclusão da UFF e servidora da Divisão de Acessibilidade e Inclusão SENSIBILIZA) e Profa. Maudeth Py Braga (docente do Instituto de Psicologia da UFF. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF e Coordenadora do projeto de extensão: Reabilitação humana, trabalho e inserção social)

Saiba mais sobre a atividade:
O II Fórum é uma ação proposta pelo Projeto de Extensão “Inclusão social e Fonoaudiologia: ações voltadas para jovens e adultos com necessidades especiais na relação escola, família e mercado de trabalho no município de Nova Friburgo” e teve a sua primeira edição em 2014.

A ação é constituída por um Fórum de Debate com a participação de gestores e trabalhadores do município de Nova Friburgo das áreas da saúde, educação, serviço social, empresas empregadoras, professores/pesquisadores universitários, jovens e adultos com deficiência e seus familiares, estudantes universitários para uma discussão sobre o cenário da inclusão de jovens e adultos com deficiência no mercado de trabalho no município de Nova Friburgo e região. A atividade tem por finalidade promover o encontro entre os diferentes atores que trabalham com a inclusão de jovens e adultos com deficiência a fim de compartilhar as experiências bem-sucedidas e as dificuldades que têm enfrentado, assim como estabelecer parcerias e expor os desafios para o futuro.

DIA 19/10 – Quarta-feira
Horário: 11/13h
Local: Pilotis do bloco A, Campus do Gragoatá.

QUIZ DA INCLUSÃO

Público alvo: Alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Caio Francisco Figueiredo (Inoã, Maricá), que vão participar do projeto Conheça a UFF.

Responsável: Tatiana Mendonça, mestranda em Diversidade e Inclusão da UFF e servidora da Divisão de Acessibilidade e Inclusão SENSIBILIZA

OFICINA DE LIBRAS

Horário: 14/17H
Local: Bloco A, sala 303, Campus do Gragoatá.

Público alvo: Alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade em geral interessada em conhecer a Língua Brasileira de Sinais.

Responsável: Professora Luciane Rangel. Surda, professora de Libras de Departamento de Letras de UFRRJ, mestra em Diversidade e Inclusão pela UFF, especializada em Libras, Pedagoga, autora do livro Ane e Jota.

Link para inscrição: http://www.agendaacademica.uff.br/atividades/

DIA 20/10 – Quinta-feira
Horário: 10/12h
Local: Campus do Gragoatá, na quadra de basquete do Instituto de Educação

Jogo amistoso entre o time UFF Rugby x Clube Santer Rugby em cadeira de rodas: um desafio inclusivo entre jogadores com e sem deficiência

DIA 21/10 – Sexta-feira
Horário: 10/12h
Local: Pilotis do bloco A, Campus do Gragoatá.

VIVÊNCIA INCLUSIVA

Atividade em parceria com a Seção de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (SQVS/DPVS/CASQ/PROGEPE) com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre as dificuldades vivenciadas diariamente pelas pessoas com deficiência.

Atividades:

– Calçada Sensorial: circuito formado por placas de compensado com diversas texturas e níveis onde o participante terá que percorrer vendada ou com peso nas pernas (simulando, respectivamente, deficiência visual e mobilidade reduzida) e ao final, fazer um breve relato de sua experiência;

– Chegando sobre Rodas: o participante terá que se deslocar até o local de trabalho/estudo utilizando uma cadeira de rodas e ao final, fazer um breve relato de sua experiência; e

– LIBRAnche: um intérprete de LIBRAS sinalizará para o participante as opções de lanche disponíveis e o participante deverá escolher o que quer consumir (sabor de suco, tipo de fruta, tipo de biscoito) e ao final, fazer um breve relato de sua experiência.

Pular para o conteúdo