Informe

Sensibiliza e CAAD participam de ação inclusiva na recepção aos novos alunos do 1º semestre de 2019

A equipe da Divisão de Acessibilidade e Inclusão – SENSIBILIZA UFF e a galera do Coletivo de Alunas e Alunos com Deficiência da UFF (CAAD) vão participar junto com o projeto Trote Cultural, de uma ação de boas-vindas aos calouros com deficiência.  O encontro será durante a matrícula presencial dos candidatos ingressantes pelas ações afirmativas (cotas), do1º semestre de 2019, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, no pilotis do Bloco A, no Campus do Gragoatá.

Segundo Lucília Machado, Coordenadora em exercício da Divisão de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza UFF, “A ideia é que os estudantes recém-chegados se sintam acolhidos nesse primeiro contato com a universidade e conheçam um pouquinho do trabalho que vem sendo desenvolvido para tornar a instituição mais inclusiva e acessível”.

 

Para Nathalia Fonseca, presidente do CAAD e aluna do curso de Pedagogia, “a entrada na Universidade é o início de uma etapa muito importante na vida. Desperta a alegria em ter entrado, a ansiedade em querer começar logo, a incerteza em não saber como vai ser e se fez a escolha certa:
-Para as Pessoas com Deficiência (PcD) essa mistura de sentimentos, por vezes, vem acompanhada com o medo de não dar conta. E é nesse momento que o Sensibiliza e o CAAD UFF unem forças. Entendemos que o ingresso da pessoa com deficiência no ensino superior é uma vitória, mas permanecer e concluir é fundamental! Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas, também, que já conseguimos avançar muito na luta pelos direitos das PcD. Por isso, o acolhimento e orientação são os primeiros passos essenciais para que as e os estudantes com deficiência tenham a estrutura e adaptação necessárias para trilhar o caminho na vida universitária e concluir o curso que escolheram… Afinal de contas, o lugar da Pessoa com Deficiência é onde ela quiser! Nada sobre nós, sem nós!

 

 

Dados do informe

22/02/2019


Pular para o conteúdo