Informe

Seminário promovido pelo Centro de Artes UFF tem como pauta a acessibilidade cultural

A Construção dos caminhos da inclusão na UFF é o tema da mesa-redonda que acontece na quinta-feira, dia 15, às 16:30, no 1° Seminário de Acessibilidade Cultural, que acontece de 14 a 18/08, no Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias,9, Icaraí, Niterói).  Será um espaço para compartilhar algumas das experiências que vêm sendo desenvolvidas na área da inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em nossa universidade. 

Vão participar desse momento histórico que traz a discussão sobre a acessibilidade cultural, a Jornalista Lucília Machado (Coordenadora adjunta da Divisão de Acessibilidade e Inclusão SENSIBILIZA UFF, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) vai participar da mesa sobre a Construção dos caminhos da inclusão na UFF, no segundo dia do evento, 15/08, às 16:30, no Teatro da UFF. Também vão falar sobre suas experiências na área da inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência na universidade, Carlos A. Lidizia Soares (Prof. Turismo, Hospitalidade e Inclusão), Diana Negrão Cavalcanti (Coord. do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão), Érica Leme (Profa. Educação – UFF), Mariana Seabra (Presidente da Comissão UFF Acessível) e Nathália Fonseca (Presidente do CAAD – Coletivo de Alunos e Alunas com Deficiência da UFF).

Saiba mais sobre o 1° Seminário de Acessibilidade Cultural na UFF

O Centro de Artes UFF promove de 14 a 18 de agosto de 2019 o 1° Seminário de Acessibilidade Cultural, ocupando os espaços do Teatro, Cinema e a Sala InterArtes (no IACS – Instituto de Artes e Comunicação Social). As exposições na Galeria de Arte e Espaço de Fotografia oferecerão acessibilidade em Libras e audiodescrição, acessíveis em celulares por meio do aplicativo QR Reader.

Dentre as propostas do seminário, ao longo de sua programação, será o de proporcionar reflexões e aproximações à temática a partir de experiências e relatos, pesquisas e projetos experimentais de e com pessoas com deficiência, e dar visibilidade a iniciativas individuais e institucionais em prol da cultura acessível – do direito à cidadania cultural plena da pessoa com deficiência. Objetiva igualmente fomentar intercâmbios dentro e fora da comunidade acadêmica da UFF, com vistas à construção de parcerias e rede de acessibilidade, para ações futuras conjuntas que venham a fortalecer o movimento em prol do direito à acessibilidade cultural a públicos diversos.

A programação das mesas e rodas de conversas integrantes do seminário será aberta ao público, mediante inscrição online ou presencial, com direito a certificado com 75% de presença.
A programação inclui ainda a exibição de filmes da Mostra de Cinema Sem Diferenças (Festival International du Film sur le Handicap, França), em sua primeira edição no Brasil, com acessibilidade (audiodescrição, LSE (Legendagem para Surdos e Ensurdecidos), janela LIBRAS), com entrada franca.

http://sensibiliza.uff.br/2019/07/30/centro-de-artes-uff-realiza-1-semin…

 

Pular para o conteúdo