Mais uma edição da Semana de Cultura Afro-brasileira foi realizada no Campus de Rio das Ostras, de 17 a 19 de novembro. O evento é parte de projeto de extensão. Na ocasião foram realizadas palestras, debates, lançamento de livros, oficinas, exposições, feira de legumes e verduras agroecológicas, degustação da culinária afro-brasileira, desfile de roupas étnicas e a apresentação de jongo da fazenda Machadinha de Quissamã. Também foram feitas outras intervenções, como a realização de um grafite (painel gigante) pelo artista Lobão, que trata da temática racial.
O objetivo do evento, que ocorre desde 2011, é transformar a universidade em espaço de debates, questionamentos e elaboração de propostas para romper com o preconceito racial, a intolerância religiosa e todas as formas de opressão que vigoram na sociedade, além de possibilitar uma vivência da cultura afro-brasileira em suas diversas expressões.
Os organizadores consideraram o diálogo com a comunidade interna e externa da UFF a efetivação de parte da função social da universidade, o que era um dos objetivos da Semana Afro. Durante o evento, foram realizadas palestras e debates. Também foram exibidos produtos orgânicos e novas formas de produzir alimentos e ervas medicinais para fazer diversos produtos fitoterápicos, além da apresentação e de aulas de jongo, dança afro, maculelê e capoeira.