Informe

Science Rocks UFF: um canal para popularização e discussão de ciência

A aproximação da ciência e da pesquisa com o grande público sempre foi uma importante questão para as Universidades e para os cientistas. Movida por esse desafio que a acompanhava há alguns anos, a professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico Christianne Brêtas Vieira Scaramello lançou o Science Rocks UFF, projeto composto por um canal no YouTube e perfil no Instagram para falar de ciência a partir de dados confiáveis, com leveza e humor.

Christianne salienta que o desejo antigo de ampliar seu trabalho divulgação científica para além das salas de aula tornou-se ainda mais forte após a pandemia. “Muitas questões ficaram ainda mais contundentes e outras mais emergiram. Desde fake news até o descrédito à Ciência, passando por vieses políticos, que colocaram em cheque medidas sanitárias e o isolamento social como estratégia de mitigação da infecção pelo novo coronavírus. Vírus para o qual não há vacina e nem tratamento medicamentoso específico para a doença que ele causa”. Frente a um momento que parecia ser propício, a professora planejou e executou rapidamente a criação dos canais, que começou com o perfil no Instagram, criado em 24 de abril de 2020, e se estendeu para o YouTube uma semana depois, tendo em vista haveria um foco importante na produção de vídeos.

Coordenado por Christianne, o Science Rocks UFF conta atualmente com a participação de cinco discentes, sendo dois da graduação dos cursos de Biomedicina e Farmácia e três do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (do qual a professora é também vice-coordenadora), além de uma pesquisadora pós-doutoral vinculada ao mesmo Programa. Com essa equipe, a meta é que seja publicado um post por dia.
Embora a atual equipe seja composta por pessoas ligadas ao Instituto Biomédico e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, o objetivo de Christianne é ampliar a rede de colaboradores para incluir outras áreas do conhecimento, popularizando a ciência de forma mais ampla: “já nas primeiras postagens abrimos a participação para quem mais tivesse interesse em colaborar. Colaboradores de diversas áreas do saber e cursos de graduação e pós-graduação são muito bem-vindos mesmo!”, salienta a professora.

O perfil no Instagram pode ser acessado em https://www.instagram.com/sciencerocks.uff/ e o canal do YouTube em https://www.youtube.com/channel/UCt9_G9WxgI7TqwIeW_nk1fw.

Participe, compartilhe!

Pular para o conteúdo