Aline Bonifácio
As inscrições para a próxima turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) serão abertas em 2 de outubro e vão até o dia 30 do mesmo mês. Poderão se inscrever candidatos com formação em Enfermagem, Medicina ou Odontologia. O curso é ofertado em rede nacional, sendo o Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense, o polo responsável pela coordenação na cidade de Niterói (RJ). A coordenação local é da professora Patty Fidelis de Almeida e a nacional fica a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O objetivo deste mestrado é formar profissionais de saúde para atuar nas equipes de Saúde da Família/Atenção Básica em diversos municípios brasileiros, assim como estimular a produção de novos conhecimentos e inovações para a rede de atenção básica brasileira, levando em conta as diferenças regionais e locais. O curso possui duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas, na modalidade semipresencial.
Em nível nacional, são realizados 9 encontros presenciais no decorrer do curso e as atividades EaD são desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No entanto, para os alunos do polo UFF há a obrigatoriedade de cursar uma disciplina de 45 horas de forma presencial. Na totalidade, a carga horária do mestrado se distribui da seguinte maneira: 480 horas para as disciplinas obrigatórias, 150 horas para as disciplinas eletivas e 330 horas para o desenvolvimento e escrita da dissertação.
Os editais nacional e local podem ser consultados no link: http://profsaude.sites.uff.br/processo-seletivo-2019/