Informe

Reunião com gestores da UFF busca soluções para déficit orçamentário

No dia 06 de fevereiro, aconteceu a segunda reunião da Gestão Compartilhada da Crise Orçamentária, com a participação dos pró-reitores, superintendentes e diretores de unidades acadêmicas da Universidade Federal Fluminense. O objetivo é dar transparência à real situação do orçamento e elaborar políticas responsáveis para garantir a sustentabilidade e focar nas prioridades universitárias, que são a excelência acadêmica e a inclusão social.

Na ocasião, as pró-reitorias de Administração e de Planejamento detalharam a situação orçamentária atual e fizeram projeções de cenários futuros. O raio-x evidencia que o atual congelamento nos repasses, agravado pela Emenda do Teto dos Gastos, gerou um descompasso entre os gastos de custeio e o montante necessário para o funcionamento das universidades federais.

A iniciativa da administração busca criar mecanismos de gestão descentralizada com a participação das unidades acadêmicas para estudar alternativas de redução do impacto dos cortes na UFF. A administração central e as unidades acadêmicas devem realizar um esforço conjunto e planejado para otimizar o gasto de recursos, reduzir ao máximo desperdícios e estudar medidas para evitar a paralisação da Universidade.

Nas últimas semanas, a Reitoria e as pró-reitorias de Administração e de Planejamento vêm estudando profundamente a situação de cada contrato e dos gastos de custeio da UFF. O pente fino visa identificar pontos mais suscetíveis a enxugamentos. Uma das medidas já implantadas é a interrupção do contrato das linhas de celulares institucionais. Outras ações de revisão de modelos, valores e escopo dos contratos estão sendo planejadas para os próximos meses.

Dados do informe

07/02/2019


Informações sobre o setor

Reitor - Gabinete da Reitoria

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