Informe

Repositório Institucional tem seu acervo integrado ao eduCAPES

A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Repositório Institucional (RiUFF) , teve seu acervo de produção técnico-científica integrado ao eduCAPES. O eduCAPES é um portal que reúne diversos Recursos Educacionais Abertos em um único lugar, facilitando a busca e o acesso a materiais relevantes para estudantes, professores e demais interessados.

Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos educacionais abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento. (UNESCO/COL, 2011).

Ao utilizar tecnologias como o DSpace e padrões de metadados, o portal garante a organização e a interoperabilidade dos materiais, contribuindo para a construção de uma comunidade de aprendizado colaborativa e aberta.

Como principais características do eduCAPES destacam-se:
Acervo diversificado: O portal oferece uma ampla variedade de materiais, como textos, vídeos, áudios e outros recursos digitais, todos licenciados de forma aberta.
● Público-alvo: É destinado a alunos e professores da educação básica, superior e pós-graduação.
● Tecnologia DSpace: Utiliza a tecnologia DSpace para armazenar e organizar os materiais, permitindo a busca por metadados e a integração com outros repositórios.
● Acesso híbrido: O acesso aos materiais pode ser feito tanto através de busca direta no portal quanto por meio de sincronização com outros repositórios parceiros.
● Metadados: Permite a inclusão de materiais mapeados em esquemas de metadados, facilitando a busca e a organização.

Este portal visa facilitar o acesso a materiais educacionais de qualidade, promovendo a colaboração entre instituições de ensino e a disseminação do conhecimento.

O Repositório Institucional da UFF, administrado pela Coordenação de Gestão e Difusão da Informação da Superintendência de Documentação, é coletado pelo eduCAPES e sua produção está disponível no escopo do Repositório da CAPES. Planeja-se, até o primeiro trimestre de 2025, a criação de comunidade de Recursos Educacionais Abertos (REA) na estrutura do RiUFF com vistas ao destaque e divulgação destes
materiais produzidos pela Universidade.

Para conhecer o acervo da UFF disponível no Portal eduCAPES, acesse:

Portal eduCapes: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense – RiUFF