Informe

Reitoria faz vistoria em Moradia Estudantil e reforça medidas de combate a incêndio

Na madrugada do dia 13 de dezembro, um incêndio de pequenas proporções atingiu uma das lavanderias comunitárias da Moradia Estudantil da Universidade Federal Fluminense. O fogo veio da tomada de energia da máquina de lavar roupas de uma das alas e foi contido rapidamente pelos próprios alunos utilizando extintores do local. Ninguém ficou ferido. Perícia técnica está sendo realizada para definir as causas do incêndio. Vigias e seguranças serão capacitados nas próximas semanas para prestar primeiros socorros e manusear extintores.

A Universidade Federal Fluminense prestou assistência imediata à Moradia Estudantil. O vice-reitor Fabio Barboza Passos e o superintendente de Operações e Manutenção Mario Augusto Ronconi visitaram pessoalmente o local ainda pela manhã dessa sexta-feira. A instituição foi avisada pela madrugada da ocorrência e os coordenadores de segurança foram prontamente ativados.

Há maquinas de lavagem e secagem automática de roupas, disponíveis para cada ala da Moradia Estudantil. O equipamento havia sido comprado recentemente e estava em funcionamento no momento do incêndio. Todos os extintores foram avaliados no mês de maio e estavam dentro do prazo de validade. A universidade já dedicou uma equipe de manutenção e limpeza para recuperar o espaço atingido pelo fogo.

Medidas de prevenção e combate a incêndios

Em julho, a UFF começou a elaborar um Plano de Combate e Prevenção de Incêndios para toda a instituição. A Moradia Estudantil foi construída seguindo as normativas e regulamentos do plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e possui laudo dos bombeiros para funcionamento. Os zeladores da Moradia Estudantil fazem rondas esporádicas para verificar o funcionamento do espaço. Os demais equipamentos foram periciados para prevenir novas ocorrências e buscaremos formas de instalação de alarme e sinalização de incêndio no local.

A superintendência de Operações e Manutenção já havia organizado, para o final de dezembro, uma semana de cursos para os novos vigias e porteiros com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Na ocasião, os recém-contratados receberão capacitações para prestação de primeiros socorros e utilização do extintor de incêndio.

Dados do informe

13/12/2019

,

Informações sobre o setor

Reitor - Gabinete da Reitoria

Pular para o conteúdo