O Reitor Sidney Mello visitou, na última terça-feira (23), o campus de Macaé da Universidade Federal Fluminense. A visita se deu por conta da posse do novo diretor do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFF e da inauguração da biblioteca do Campus.
Na mesa da cerimônia de posse estiveram presentes o magnífico Reitor Sidney Mello, o vice-prefeito de Macaé Danilo Funke, o ex-Reitor da UFF Pedro Antunes, o Coordenador de Apoio Acadêmico da PROAES Gabriel Vitornio, Superintendente de Documentação Déborah Ambinder do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da Superintendência de Documentação (SDC), o novo diretor do instituto Daniel Nascimento e a nova vice-diretora do instituto Andreia Osório.
A cerimônia foi breve e contou com massiva participação da comunidade acadêmica local que lotou o auditório da unidade. O primeiro a tomar a palavra foi o coordenador de apoio acadêmico da PROAES, Gabriel Vitornio, que lembrou do histórico de participação da unidade e fez uma defesa do diálogo entre os setores que compõem a universidade, salientando que “para consolidar a expansão precisamos ouvir vocês”.
A Superintendente de Documentação, Déborah Ambinder, lembrou que a biblioteca inaugurada seria a 29ª biblioteca da universidade e ressaltou a importância das bibliotecas. Nas palavras de Déborah, “mesmo diante dos múltiplos recursos proporcionados pelas novas tecnologias que ampliam o acesso ao conhecimento, a biblioteca universitária continua a exercer um papel importante, pois atua estrategicamente como mediadora entre o usuário e a produção do conhecimento , trabalhando de forma integrada com os cursos de graduação e pós graduação.”
Logo em seguida, quem tomou a palavra foi o novo diretor do instituto, Daniel Arruda Nascimento, que fez um discurso exaltando o papel da universidade. Nas palavras de Daniel, “a universidade é o lugar onde o ensino e a pesquisa se encontram. A universidade é também o lugar da extensão, da interação com o mundo que a cerca”. Daniel também afirmou que defende uma universidade que possa atender aos desafios do nosso tempo. “A universidade com a qual eu sonho é a universidade publica, autônoma, gratuita, democrática, socialmente referenciada e popular”, afirmou o novo diretor do ICS.
Último a falar na cerimônia de posse, o magnífico Reitor Sidney Mello defendeu o processo de expansão da UFF, o qual chamou de maior do Brasil e o processo de popularização do ensino superior. Nas palavras do professor Sidney, “a UFF, não tenho dúvida em dizer, foi a universidade que abraçou o maior processo de expansão do Brasil. A UFF foi a universidade que abraçou o maior número de campi de expansão do País. A UFF tornou realidade universidade federal para pessoas que nunca pensaram em estudar em uma universidade federal. Temos momentos de sucesso, temos momentos de frustrações, temos momentos de insatisfações, temos momentos de rebeldia e, acima de tudo, temos a motivação de que estamos construindo uma grande universidade”.
Ao fim da cerimônia, os presentes seguiram em cortejo até a nova biblioteca do Instituto de Ciências da Sociedade, sob coordenação da Superintendência de Documentação da UFF, que foi inaugurada na ocasião.