O Reitor Sidney Mello recebeu, na manhã dessa quarta-feira (6), representantes do 12º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Niterói para debater questões referentes à segurança no entorno dos campi da Universidade Federal Fluminense. A recepção aconteceu no Gabinete do Reitor e contou com a presença de oficiais das duas entidades e de diversos representantes da administração e da pós-graduação em Segurança Pública da universidade.
Durante o encontro, o Prof. Sidney Mello pontuou questões que envolvem a segurança no entorno dos principais campi da universidade na cidade de Niterói e indagou como que a universidade poderia ajudar a aumentar a segurança para os estudantes, profissionais e toda comunidade da UFF.
O Secretário Municipal de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas e Silva Filho, informou que a secretaria possui 13 câmeras espalhadas pelo Ingá e possui um projeto de alcançar o número de 500 câmeras por toda a cidade (atualmente existem cerca de 430). O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Salema, valorizou o trabalho integrado entre a PM e a Guarda Municipal mantido no CISP (Centro Integrado de Segurança Pública) e reafirmou a importância da notificação das autoridades quando das ocorrências.
Foi informado também que, após reunião com estudantes mulheres da universidade, foi criado um grupo de Whatsapp com funcionárias das instituições e estudantes da UFF para monitoramento das ações na região do Ingá e busca dos suspeitos pelos incidentes denunciados. Outro fator de destaque foi a sugestão feita pelos gestores da segurança na cidade para a utilização do telefone 153 para denúncias envolvendo incidentes em Niterói, pois o número tem central na própria cidade e facilita a identificação dos locais e própria ação dos órgãos competentes.
A Reitoria da UFF manifestou sua preocupação com a segurança de toda a comunidade acadêmica e se mostrou disposta a trabalhar de forma integrada com os órgãos para garantir a integridade de todos os estudantes e trabalhadores da Universidade Federal Fluminense.