No dia 19 de maio, a Divisão de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação realizou, no âmbito do Programa de Tutoria, o primeiro Encontro de Tutores de 2023, que foi conduzido pela Profª Luiza Valente, chefe da Divisão, e contou com mais de 60 (sessenta) participantes. O Programa, em linhas gerais, se organiza em projetos e atua com tutores – estudantes de Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu – na orientação a estudantes de cursos de graduação, tendo como objetivo principal conter a evasão e a retenção.
Em sua fala, Profª. Luiza traçou um breve histórico do desenvolvimento do Programa e sua inserção estratégica na interface com a Pós-Graduação e no enfretamento à evasão de estudantes nos períodos iniciais do curso e à retenção em períodos finais. Nessa linha, Luiza apresentou para os participantes as diferentes possibilidades de atuação dos tutores, conforme o público atendido projeto: com foco nos ingressantes, a atuação é no sentido de fornecer orientação e suporte na ambientação com o universo acadêmico e organização dos estudos, passando pelo incentivo à permanência e complementação de conhecimento, apresentando instalações, projetos e serviços da Universidade e áreas de atuação profissional; com os estudantes em períodos finais, o foco é o auxílio no acompanhamento da elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso e projetos finais.
Outro ponto importante destacado na apresentação da chefe da Divisão foi em relação aos elementos de aproximação e de diferenciação entre os Programas de Tutoria e Monitoria, em especial na atuação do tutor e do monitor. A Professora ressaltou que ambos podem trabalhar em conjunto, mas que o Tutor não deve assumir atividades de Monitor de Disciplina, por exemplo.
A segunda parte do Encontro contou com a apresentação individual dos novos Tutores – selecionados no âmbito do Programa de tutoria de 2023. Eles destacaram a importância do evento para trocas de experiências e falaram sobre a contribuição da Tutoria para a sua formação acadêmica, já que grande parte manifesta interesse em atuar no Ensino Superior. O grande desafio apontado foi conseguir uma boa adesão dos estudantes de Graduação. Como sugestão para o engajamento de estudantes, alguns Tutores mencionaram a organização de atividades práticas, como Cursos e Oficinas. Como exemplo, podemos citar o a atuação da Tutoria do Curso de Antropologia, que realizou uma visitação à Biblioteca, com um excelente resultado, e o minicurso sobre o IDUFF, realizado pela Tutoria de curso de Campos dos Goytacazes.
No âmbito do Programa de Tutoria 2023, regulado por Edital e Instrução específicos, foram selecionados 70 Tutores Bolsistas e 6 Voluntários, totalizando 70 Tutores em 36 Cursos de Graduação. Niterói terá Tutores em 29 Cursos de Graduação, contemplando todas as áreas do conhecimento. O Programa também atenderá 7 Cursos de Graduação das Unidades Fora da Sede (Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Santo Antônio de Pádua). Os Tutores selecionados trabalharão até dezembro de 2023. Além do acompanhamento dos estudantes, os tutores deverão participar de treinamento sobre o Curso ao qual prestam a Tutoria, realizar as atividades previstas no Projeto de Tutoria e participar do Fórum de Tutoria, que acontece ao final do ano e é o espaço onde os Tutores apresentarão os relatos de atividades desenvolvidas ao longo da Tutoria.
Para mais informações sobre o Programa, acesse https://www.uff.br/prograd/tutoria/