O RAD 2016 foi aberto para preenchimento no dia 12 de setembro de 2016 e será encerrado no dia 17 de fevereiro de 2017.
O sistema Rad desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) a pedido da Coordenadoria de Gestão da Informação (PGI) da Pró-Reitoria de Planejamento, é um sistema que reúne a produção acadêmica e as ações realizadas pelo corpo docente da universidade. O formulário estará on-line e disponível para preenchimento em http://sistemas.uff.br/rad, referente às atividades do ano de 2016.
“O RAD já tem integração com o Lattes. O sistema importa todas as produções do ano vigente e, agora, também orientações e participações em bancas. No futuro, o objetivo é migrar todas as informações existentes, a fim de que o docente somente verifique e confirme se os dados estão corretos, sem a necessidade de preencher nenhum dado”. A melhoria atende a um anseio dos usuários e se deve ao aperfeiçoamento do sistema desenvolvido pelos analistas de tecnologia da informação da STI Tatiana Barboza e José Barroso Júnior, em substituição ao antigo Radoc. A equipe acrescentou as novas funções visando reduzir o trabalho dos docentes.
O sistema pode ser acessado e preenchido pelos docentes do trabalho, de casa ou em viagens, no Brasil ou no exterior. É preciso apenas entrar com o CPF e senha, que é a mesma de acesso ao IdUFF. Na página de acesso também é possível recuperar senha, para aqueles que a esqueceram. Os docentes novos, que ainda não tenham acesso ao IdUFF, podem solicitá-lo pelo e-mail atendimento@id.uff.br.
Em atendimento a orientações da Controladoria Geral da União – CGU, a carga horária anual a ser registrada no Relatório Anual dos Docentes – RAD não poderá ultrapassar 1.840 horas para os docentes no regime de 40h (com ou sem DE) nem 920 horas para docentes em regime de 20 horas. Todas as solicitações, reclamações, sugestões e dúvidas, serão somente atendidas pela Central de Atendimento. Ramal 2042 sistemas.uff.br/atendimento.
RAD consolida produção da universidade
O RAD é também uma importante ferramenta de gestão para os coordenadores de curso e chefes de departamento. Ele possibilita registrar as linhas de pesquisas da UFF, a quantidade de projetos e programas, o tipo de financiamento, o montante, a data de aprovação, o nível acadêmico de todos os colaboradores e a atividade dos docentes envolvidos, dentro e fora da universidade, contabilizando também carga horária e produção intelectual.
Atualmente, além do currículo Lattes, o RAD extrai informação das bases de pessoal, por meio do cadastro do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape); dos dados da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que se referem ao histórico de titulação; do Sistema de Informações Organizacionais (Siorg), que contém a estrutura organizacional da UFF; do Sistema Acadêmico da Pós-Graduação (Sispós), os dados da extensão são alimentados no Rad por planilha encaminhada pela Proex e do IdUFF, o sistema mais abrangente, que sintetiza informações acadêmicas de professores, servidores técnico-administrativos e discentes.
“É de suma importância ter os relatórios preenchidos de forma correta, uma vez que ali fica registrada toda a produção científica da universidade. O RAD é uma forma de divulgar essa produção de forma transparente, cumprindo o que é exigido pelos órgãos de controle”, explica Maria Heidi Mendez, gestora do RAD junto à PGI. O RAD é fonte de informação para os dados solicitados à UFF pelo Ministério da Educação, incluindo o Censo da Educação Superior e por órgãos como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), além de ser balizadora da progressão funcional interna dos docentes.