Informe

Quinta edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia abre inscrições em março

A quinta edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), projeto desenvolvido pelo Instituto de Geociências da UFF, já tem os recursos garantidos para sua realização em 2023. Com o tema “Amazônia no Mapa”, o projeto foi muito bem classificado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 41/2022 de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo seu mérito científico.

O evento, cujas edições anteriores foram realizadas em 2015, 2017 e 2019 e 2021, envolve pesquisa, popularização da ciência e extensão universitária. Segundo a coordenadora do projeto e diretora do Instituto de Geociências da UFF, Angelica Di Maio, trata-se de “uma olimpíada científica nacional, com representação de escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros. Até hoje já fizeram parte do evento cerca de 18.000 estudantes e professores. Em 2021, houve participação de 3 mil estudantes e professores (as equipes são formadas por 4 alunos e um professor) e esperamos superar esse número na edição de 2023. Nosso grande objetivo é trabalhar o pensamento geoespacial em favor da cidadania”, destaca.

A OBRAC é composta por três etapas: a primeira, constituída por provas teóricas on-line; a segunda, formada por atividades de cunho prático (elaboração de instrumentos cartográficos, mapas analógicos e digitais, maquetes, mapas táteis, etc.) e conta com a participação de avaliadores de diversas instituições públicas nacionais (UFF, UFPR, UFRJ, UERJ, UFMS, UFRRJ, UFAM, IFPA e Secretarias de Educação de Saquarema e Itaboraí) e uma universidade estrangeira (Eötvös Loránd University), e a terceira consiste numa fase presencial realizada na UFF, na qual os alunos participam de uma corrida de orientação, minicursos, visitas técnicas em instituições ligadas à cartografia, museus e, por fim, uma cerimônia de premiação.

Além das equipes serem premiadas com medalhas, troféus e certificados, quatro estudantes da equipe da escola pública melhor classificada ganham uma bolsa do CNPq (ICJ), e após o término do evento desenvolvem uma pesquisa com aprofundamento das atividades realizadas ao longo da competição. Na edição de 2021, a equipe do CEFET de Divinópolis, vencedora da IV OBRAC, desenvolveu, com orientação da UFF e CEFET, um SIGWEB com a coleção de mapas elaborados e novas informações sobre o uso e cobertura do solo na Região de Divinópolis, MG (acesso em http://200.20.12.53/SIGWEBOBRAC2021/pages/).

O período de inscrições será de 13 de março a 20 de abril. Para mais informações acesse o site.

Dados do informe

14/02/2023


Pular para o conteúdo