A Coordenação do Curso de Psicologia/Lepesp (Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação, Sexualidade e Psicanálise) de Campos dos Goytacazes em parceria com o presídio feminino do município, proporcionará para as internas atividades ocupacionais e de escuta clínica, dinâmicas de grupo e oficinas diversas.
A iniciativa está ligada ao projeto de extensão “Presídio, subjetividade e normalização”, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Estácio Neto e pela Prof. Drª. Gisele de Araújo Gouvêa Estácio, que firmaram acordo com a direção do presídio para que graduandos integrantes do grupo de pesquisa e extensão passem a desenvolver atividades de grande importância para as internas. A atuação dos alunos contribuirá também para a sua formação acadêmica.
Não raro, as internas são abandonadas por seus cônjuges e familiares. Em razão dessa situação, muitas vezes enfrentam problemas afetivos, relacionais e emocionais que as impedem de ter uma qualidade de vida adequada e melhor reinserção social. Esta atividade é um importante instrumento de extensão e de prestação de serviços para essa população carcerária feminina que tem pouquíssimo acesso a políticas e serviços que contribuam para sua reinserção social e qualidade de vida.