A responsabilização é um dos pilares garantidores da integridade pública na universidade. Independentemente de quem seja autor dos atos lesivos, a consolidação de canais que apurem a responsabilidade de agentes públicos é a base da boa governança, fundamental para a garantia da qualidade e confiança no serviço público. Portanto, as corregedorias ou unidades de correição desempenham um papel crucial nesse processo de apuração.
Trata-se de instâncias responsáveis por conduzir investigações e aplicar sanções aos envolvidos. A falta de responsabilização acarreta diversas consequências negativas, como danos patrimoniais e psicológicos aos membros da comunidade acadêmica, a perda de credibilidade junto à sociedade e a sensação de impunidade no ambiente educacional e administrativo.
Na nossa universidade, valorizamos a apuração efetiva da responsabilidade das partes envolvidas como forma de preservar a integridade e a transparência na gestão pública. Ao se transformar em um compromisso de todos, o fortalecimento das ouvidorias e das corregedorias torna-se o caminho mais curto para construirmos uma cultura de responsabilidade.