O projeto Mapeamento das Coleções Etnográficas no Brasil, coordenado pela professora de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras, Adriana Russi (UFF/UNIRIO), foi vencedor do Prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) de Difusão Científica na categoria docente.
O projeto “Mapeamento das Coleções Etnográficas no Brasil”, é uma parceria entre a UFF, a Unirio e a ABA (Associação Brasileira de Antropologia) e tem como proposta disponibilizar informações sobre coleções etnográficas de diversos grupos sociais, como povos indígenas, afro-brasileiros, imigrantes, ciganos, e de arte e cultura popular, entre outros.
A proposta é um trabalho coletivo, iniciado em 2018, e idealizado pelo Comitê Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) que vem, identificando, pesquisando e preparando uma plataforma online que facilite a localização das instituições que preservam coleções etnográficas no país.
A plataforma online apresenta a localização dessas coleções em museus, centros culturais e outras iniciativas de memória em todo o país. Dessa forma, busca contribuir para o conhecimento dos detentores, promover políticas de democratização dos acervos, reparação histórica e fomentar iniciativas de pesquisa e acesso a esses objetos, suas histórias e significados.
Os objetos destes acervos materializam aspectos de nossas memórias e trajetórias coletivas que são importantes para todos. O projeto foi submetido ao prêmio pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO e conta com pesquisadores e bolsistas de universidades e museus em todas as regiões do Brasil.
Anpocs
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), fundada em 1977, reúne mais de uma centena de centros de pós-graduação e de pesquisa em antropologia, ciência política, relações internacionais, sociologia, de todo o Brasil e conta com mais de 1200 pesquisadores, além de milhares de estudantes pós-graduandos.
Este prêmio teve sua primeira edição em 2021 e o principal propósito é o reconhecimento de iniciativas voltadas para um diálogo mais próximo entre pesquisadores e suas investigações e a sociedade.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através dos links: https://www.instagram.com/colecoesetnograficasbr?igsh=MnFldGUxOXlpbTVm
https://anpocs.org.br/2024/10/18/premio-anpocs-de-divulgacao-cientifica-em-ciencias-sociais-2024/
No momento o site, que está em fase de teste, pode ser acessado através do link: https://colecoesetnograficas.uff.br