Informe

Projeto da UFF oferece avaliação e cirurgia em bebês com “língua presa”

A anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”, é uma condição em que o frênulo lingual (a fina faixa de tecido que conecta a parte inferior da língua ao assoalho da boca) é mais curto ou mais espesso do que o normal, restringindo a mobilidade da língua. Essa condição pode, inclusive, estar diretamente relacionada à dificuldade de amamentação do bebê recém-nascido, pois o frênulo lingual curto dificulta a movimentação da língua do bebê para realizar a sucção do seio materno.

O projeto de extensão “Frenotomia lingual: intervenção precoce para melhor qualidade de vida em neonatos”, coordenado pela professora Thereza Christina Lopes Coutinho, atua no sentido de receber bebês com suspeita de anquiloglossia para avaliação de frênulo lingual e posterior frenotomia, que é uma cirurgia simples visando à correção, em caso de necessidade.

Os sinais de que a anquiloglossia pode estar afetando a amamentação incluem uma pega dolorosa para a mãe, mamilos rachados ou machucados, sensação de não esvaziamento adequado da mama e falta de ganho de peso adequado pelo bebê. Segundo a professora Thereza, em alguns casos, na própria maternidade, é realizado o “teste da linguinha” e a língua presa é diagnosticada, mas a cirurgia não é realizada. “A língua presa, por dificultar a amamentação, pode acabar sendo uma das causas do desmame precoce”, explica.

Além dos benefícios para a amamentação, que é um componente fundamental para o desenvolvimento infantil, a frenotomia lingual precoce também pode ter efeitos positivos a longo prazo na qualidade de vida do paciente. O tratamento precoce da língua presa pode também estar associado a uma melhor função oral, desenvolvimento da fala e habilidades de deglutição à medida que a criança cresce.

O projeto é aberto a todos e o atendimento, realizado por agendamento, ocorre às terças e quartas, na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da UFF. Ao todo, já foram atendidos 23 bebês. Para realizar o agendamento, basta comparecer na Rua Mário Santos Braga, nº 30 – 3º Andar, Clínica 7, às terças-feiras, às 9h.

A frenotomia lingual realizada precocemente, logo nos primeiros meses de vida, pode desempenhar um papel crucial na melhoria da amamentação e no bem-estar tanto da mãe quanto do bebê. Portanto, caso haja suspeita de anquiloglossia, não deixe de buscar atendimento.

Serviço:

Onde:
Faculdade de Odontologia
Clínica de Odontopediatria
Rua Mário Santos Braga, nº 30 – 3º Andar, Clínica 7.

Quando:
Terças-feiras, às 9h.

Pular para o conteúdo