De 21 a 25 de agosto, o Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC UFF), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, realizou 6 oficinas em formato online voltadas para o público Docente. No total, foram mais de 150 participantes.
A Oficina “Uso básico do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Para o Ensino Presencial” foi oferecida também para Pós-graduandos Tutores da UFF, com o objetivo de atender a demanda deste público, solicitada no Primeiro Encontro de Tutores, realizado em maio deste ano.
O destaque ficou para a Oficina “Inteligência Artificial no Ensino Superior: Possibilidades, Desafios e Implicações”. A importância na abordagem do assunto para Docentes fez com que a Oficina superasse o número de vagas disponíveis.
“Na minha percepção, a princípio muitos docentes ficaram com receio do que a Inteligência Artificial (IA) pode fazer, no sentido de dar as respostas prontas aos alunos e utilizá-la para trapacear nas avaliações, mas, a oficina fez os participantes perceberem como ela pode auxiliar no planejamento didático e na formulação e avaliação das provas, por exemplo.”, comenta Luiza Valente, Coordenadora do Programa.
Devido à relevância do tema e grande procura, o Proiac planeja repetir a Oficina e abordar outros temas relacionados à IA para discutir questões mais específicas no Ensino Superior.
As próximas Oficinas estão previstas para acontecer na semana anterior ao próximo período letivo, desta vez, de forma presencial. A divulgação dos temas e inscrições serão divulgadas no site da UFF e no site do Proiac: www.proiac.uff.br .
Em 2022, o PROIAC completou uma década de atuação e se consolidou como uma importante estratégia de desenvolvimento institucional e desenvolvimento docente na UFF. Já são mais de 1.500 docentes capacitados em suas oficinas e cursos.
O PROIAC também organiza oficinas específicas para cursos. Quem tiver interesse, deve entrar em contato pelo e-mail proiac.uff@gmail.com informando o tema desejado.
Para conhecer o PROIAC, acesse: https://proiac.uff.br/