A campanha Janeiro Branco visa quebrar tabus, promover diálogos abertos sobre saúde mental e mostrar que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Falar de saúde mental não se resume apenas aos transtornos mentais, é também sobre bem-estar emocional e qualidade de vida.
Aproveitando esse ensejo, a UFF reafirma seu compromisso com a saúde mental dos servidores, ofertando atividades para relaxarmos, pensarmos e discutirmos o tema.
1. Intervalo Zen – tem como objetivo oferecer momentos de relaxamento aos servidores, fazendo com que voltem às suas atividades mais revigorados.
Datas: 16/01, 17/01, 18/01 e 19/01
Local: Campus Gragoatá – UFF – Bloco A, Térreo
Inscrições pelo formulário.
2. Palestra sobre Inteligência Emocional – tem como objetivo aumentar o autoconhecimento dos servidores, facilitando o manejo das emoções e a adoção de comportamentos que contribuam para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Data: 23/01/2023 das 14h às 16h
Local: Campus Gragoatá – UFF – Auditório P do IHT
Inscrições pelo formulário.
3. Live sobre Segurança Psicológica: bem-estar e engajamento no trabalho – tem como o objetivo aumentar o conhecimento para os gestores e servidores a respeito da importância de ambientes psicologicamente seguros para a saúde mental, engajamento e produtividade.
Data: 01/02 às 16h
Transmissão: Youtube da Progepe
Link do Youtube da Progepe.
Histórico Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco completa 10 anos em 2024. A ideia surgiu em 2014 no Brasil, por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, e logo foi se espalhando pelo país e em outros países do mundo, buscando mobilizar a sociedade para questões que envolvem o bem-estar psicológico. A criação do Janeiro Branco teve como objetivo combater o estigma em torno das doenças mentais, encorajando as pessoas a buscarem ajuda profissional sem medo ou vergonha.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais. Outras pesquisas indicam que quase um em cada três brasileiros apresenta problemas de saúde mental relacionados a sintomas de ansiedade, insônia, alteração de apetite, depressão, estresse, entre outros. Na UFF, esse cenário não é diferente, sendo que 17% dos afastamentos em 2023 foram relacionados à saúde mental. Nesse sentido, é importante falarmos sobre relações psicologicamente seguras, o que não significa ausência de desafios, discordâncias ou conflitos, mas sim a existência de um ambiente onde as pessoas se sintam respeitadas, ouvidas e valorizadas, independentemente de suas opiniões. Isso facilita a construção de relações mais saudáveis, fortalece o trabalho em equipe e contribui para o bem-estar emocional individual e coletivo.
O grande objetivo da campanha é lançar luz sobre a temática do estado da saúde da mente, levando informações e conscientizando o maior número de pessoas e instituições sobre a importância de olhar e cuidar da nossa subjetividade. Essa campanha aborda a saúde mental de uma perspectiva mais ampliada, além do adoecimento.