No dia 27 de abril, a gestão da UFF realizou uma visita à Escola de Engenharia de Petrópolis no âmbito do Programa Reitoria nos Campi. O objetivo do encontro foi discutir junto à comunidade acadêmica diversas pautas relacionadas às demandas da Unidade, incluindo a renovação do contrato do Campus com a Prefeitura, gestão de pessoal, investimentos em infraestrutura e de realizar vistorias nos espaços da unidade.
A iniciativa contou com a presença do reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, que destacou a importância dessa integração com a comunidade acadêmica, proporcionando um espaço de diálogo aberto e transparente.
“A principal demanda da comunidade, entre outras, é a escassez de docentes. Graças à articulação com o MEC e ao gerenciamento eficiente do banco de professores equivalentes, obtivemos 40 vagas que serão distribuídas seguindo critérios institucionais via CEPEx para os campi. Entretanto, devemos persistir juntos na luta, pois os desafios permanecem e necessitamos de avanços ainda maiores!”, ressaltou o reitor
Durante a manhã, os estudantes se reuniram com a pró-reitora de Assuntos Estudantis (PROAES), Alessandra Barreto, para discutir aspectos relacionados à assistência estudantil. Entre os temas abordados estavam o aprimoramento das bolsas de alimentação e transporte, incentivos para a permanência dos estudantes e medidas para reduzir a evasão escolar.
Marcos Vinicius Brito Silva, Presidente do Diretório Acadêmico, ressaltou a importância desse espaço de diálogo e apresentou algumas demandas relacionadas à alimentação e transporte. Segundo ele, é fundamental pensar em alternativas para solucionar o problema da falta de cobertura do auxílio alimentação para todos os alunos, uma vez que isso afeta toda a comunidade acadêmica, não apenas os discentes.
“É muito importante termos este espaço. Pudemos dialogar com a reitoria, apresentamos nossas demandas, nossa situação atual, que pode ou não ser semelhante aos outros campi. Existe uma necessidade de melhora em relação à alimentação, que afeta toda a comunidade acadêmica, não apenas os discentes. O auxílio alimentação não contempla todos os alunos, sendo assim, seria importante pensar em novas alternativas ou propostas para sanar este problema”, disse o estudante.
Simultaneamente à reunião dos estudantes, os pró-reitores e superintendentes realizaram inspeções nas instalações do campus, visitando os espaços para verificar as condições da infraestrutura local. Essa ação demonstrou o compromisso da gestão da UFF em garantir um ambiente adequado e propício ao ensino e aprendizagem.
Durante a tarde, os gestores reuniram-se com docentes, discentes e técnicos administrativos para discutir as demandas específicas da unidade. Esse momento também proporcionou à Gestão da UFF apresentar a situação orçamentária atual da instituição.
A professora Ana Carolina Snavachi Campos, da Escola de Engenharia de Petrópolis, enfatizou a importância de relatar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e docentes, principalmente devido à falta de docentes completos e à ausência de professores efetivos.
“Tivemos a oportunidade de relatar ao reitor, professor Antonio Claudio, e aos pró-reitores sobre as aulas do 1º período letivo de 2023 do Curso de Engenharia de Produção. A partir disso, expusemos nossas dificuldades e solicitamos apoio, evidenciando os desafios que enfrentamos ao longo dos períodos letivos devido à falta de docentes completos e à ausência de professores efetivos. Além disso, também enfatizamos o impacto que essa carência de professores efetivos têm causado no departamento, nas atividades dos docentes e, principalmente, no Curso de Engenharia de Produção e nos estudantes”, comenta a professora
De acordo com Saandra Karina Freire Gurgel, Técnica Administrativa da UFF Petrópolis, a presença dos gestores durante a visita à Escola de Engenharia de Petrópolis foi fundamental para aproximação entre a reitoria e os campi do interior.
“É extremamente importante a presença dos gestores e acredito que é uma situação que deveria ser mais recorrente. Nós, que somos do interior, temos uma dificuldade maior em lidar com essas demandas porque nós estamos distante da reitoria e tendo esse suporte faz toda a diferença”, explica a Técnica Administrativa.
Para o Diretor do Campus UFF Petrópolis, Anibal Alberto Vilcapoma Ignacio, a presença da gestão na unidade fortalece o diálogo com a comunidade local: “Nós, que estamos nos campi do interior, é fundamental a presença dos gestores. Temos uma boa comunicação com a reitoria, no sentido de demandas que solicitamos, mas a presença do reitor e dos pró-reitores, dando suporte faz toda a diferença para continuarmos nosso trabalho”, finaliza o diretor.
A UFF reafirma seu compromisso em buscar soluções efetivas para os desafios enfrentados, trabalhando em conjunto com o Ministério da Educação e demais órgãos responsáveis. Através do projeto “Reitoria nos Campi”, a Universidade fortalece sua dedicação à integração e ao diálogo aberto com a comunidade acadêmica, visando a construção de uma Instituição de excelência, comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão.
Nesta visita, além do reitor da UFF, estiveram presentes a Chefe de Gabinete, Laura Maciel, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Alessandra Barreto, a Pró-reitora de Administração, Vera Cajazeiras, o Superintendente de Operações e Manutenção, Mário Augusto Ronconi, o Superintendente de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio, Julio Rogério, e a Secretária Executiva, Daniela Carnavale.
Confira a cobertura da visita feita pela Unitevê: