A gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF) reforçou seu compromisso com a comunidade acadêmica de Macaé ao realizar a sexta visita no âmbito do Programa Reitoria nos Campi. Além de ouvir e acolher as demandas da comunidade acadêmica, o encontro teve como objetivo principal promover um diálogo aberto e transparente com a comunidade, buscando soluções para os desafios enfrentados pela UFF. Durante as discussões, foram abordados temas de extrema importância, como os investimentos necessários para o desenvolvimento da unidade, destacando-se o restaurante universitário e o apoio à saúde mental dos estudantes.
Uma das conquistas anunciada na visita foi a entrega de um novo BusUFF, reforçando o compromisso da Universidade em oferecer infraestrutura adequada para facilitar o acesso dos alunos às suas atividades acadêmicas e promover a inclusão social e a mobilidade no campus.
De acordo com o reitor, Antonio Claudio da Nóbrega, o Programa Reitoria nos Campi tem se mostrado uma iniciativa efetiva no fortalecimento dos laços entre a administração da UFF e a comunidade acadêmica, permitindo a identificação de necessidades prioritárias e a implementação de ações concretas em prol comunidade acadêmica.
“O diálogo, a transparência e a construção coletiva são formas de se fazer uma boa gestão e é uma marca forte de como temos trabalhado. É uma alegria vir a Macaé e ter uma troca tão intensa, de forma respeitosa e propositiva. A despeito dos grandes desafios orçamentários, saímos com o espírito de luta, acolhemos as demandas e com muito trabalho pela frente. Agradeço a toda comunidade pela recepção e importante momento de integração”, ressalta o reitor.
Durante a visita, foram realizadas reuniões setoriais, incluindo encontros com a pró-reitoria de Gestão de Pessoas e a Superintendência de Tecnologia da Informação. No período da tarde, no Auditório Marielle Franco, o reitor e o vice-reitor tiveram a oportunidade de ouvir e acolher as demandas da comunidade acadêmica.
Para o Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade de (ICS), prof. Daniel Arruda Nascimento, o encontro presencial com a administração central viabiliza um diálogo mais consistente, sendo uma oportunidade para também ser visto in loco às nessessidades da comunidade: “A visita do reitor e equipe ao nosso Instituto de Macaé possibilita um encontro afetivo e de trabalho entre a nossa comunidade acadêmica local, estudantes, trabalhadores, servidores docentes e administrativos com a administração central da universidade. Embora os canais remotos de comunicação estejam todos aí, nada substitui o encontro de discursos e expressões que apenas a realidade presencial pode favorecer,” destaca o professor.
Segundo a Técnica Administrativa, Carina Baía de Santana, a presença dos gestores nas unidades distantes é de grande relevância, sendo uma oportunidade para que a comunidade possa discutir e solicitar suas necessidades.
“A visita do reitor ao nosso Instituto foi bastante significativa, pois esse contato presencial é muito importante para a comunidade acadêmica, especialmente para o campus do interior. Foi realizada uma reunião com a Progepe com a Progepe para que pudéssemos levar nossas demandas, dentre elas o Mestrado para o nosso Instituto com vagas para os servidores técnico-administrativos, a reposição de vagas e a contratação de mais um colaborador de Tecnologia da Informação. O Busuff também é uma conquista importante para o ICM e tem beneficiado toda nossa comunidade, inclusive os técnicos”, celebra a Técnica.
A estudante de Direito e membro fundadora do Coletivos de Estudantes Negrxs da UFF, Nalui Mahin comenta que estamos em um momento sensível e devido a crescente diversidade na UFF é de grande relevância que as necessidades da comunidade sejam debatidas com a gestão: “É fundamental que a construção de políticas leve em consideração as especificidades dos grupos historicamente vulnerabilizados, como é o caso das pessoas negras, indígenas, pobres, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+. Nesse sentido, a presença do reitor nos polos do interior amplia o diálogo e contribui para uma compreensão mais efetiva em relação aos avanços e desafios das políticas de acesso e permanência. Como o próprio professor Antônio Claudio falou: ‘Política pública não tem linha de chegada’, sempre precisa ser avaliada para entendermos como pode ser melhorada. Sendo assim, posso dizer que foi muito positivo poder tirar dúvidas e fazer proposições diretamente ao reitor e sua equipe”, encerra a estudante.
Nesta visita ao Campus de Macaé além do reitor da UFF e do vice-reitor, Fabio Passos, estiveram presentes a Chefe de Gabinete, Laura Maciel, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline da Silva Marques, o Superintendente de Operações e Manutenção, Mário Augusto Ronconi, o procurador junto à UFF, Jonas Ribeiro, a Coordenadora de Patrimônio, Lydyanne Barbosa e a Secretária Executiva, Daniela Carnavale.
Confira o vídeo da visita da Reitoria a Macaé: